Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Ana Luiza Rosa Lucas (Autor)
Leticia Felipe Domingues (Co-Autor)
Leticia Becerra Franco (Co-Autor)
Rosimár Alves Querino (Orientador)
LUIZA MARIA DE ASSUNÇÃO (Co-Autor)
LUCIANA CRISTINA CAETANO DE MORAIS SILVA (Co-Autor)
Título
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA SAÚDE MENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO E PARA A ATENÇÃO INTEGRAL E HUMANIZADA
Palavras-Chave
Saúde Mental; Direitos Humanos, Rede
Resumo
Introdução: A Extensão permite que os acadêmicos ultrapassem os limites físicos e políticos do saber acadêmico e assumam compromisso ético e político com a comunidade. Nessa perspectiva é conduzido projeto de extensão em hospital psiquiátrico na cidade de Uberaba- MG. Objetivo: O projeto Interfaces objetiva promover a interação entra acadêmicos de diversos cursos e pessoas acolhidas no hospital psiquiátrico. Nesta comunicação pretende-se descrever as ações desenvolvidas e problematizar suas contribuições para a atenção integral e humanizada e para a formação de acadêmicos. Metodologia: As atividades se pautam pela ludicidade, pela escuta das narrativas e pela produção artística dos sujeitos. As ações são escolhidas e elaboradas a partir de demandas observadas ao longo das atividades semanais. Concomitantemente, as práticas estão sustentadas pela discussão de temas da saúde mental, tais como: reforma psiquiátrica, políticas de saúde, rede de saúde mental, além da produção de materiais utilizados em cada atividade. Dentre as ações estão: oficinas de cartas, karaokê, rodas de violão, acompanhamento da produção de artesanato, participação e decoração das festas dos aniversariantes do mês, jogos de mesa e com bola. O projeto é realizado desde outubro de 2014 e envolve cerca de 24 alunos de diferentes cursos de graduação. Resultados: O projeto tem contribuído para estimulação da criatividade, valorização das habilidades e encontros intersubjetivos. Prima-se pela compreensão dos sujeitos em sua totalidade. Conclusões: Verificamos a relevância da extensão em ampliar o processo formativo dos acadêmicos em relação à saúde mental e a rede de atenção psicossocial. E ainda, de aprendizados significativos como o trabalho em equipe, a construção de vínculos com os usuários, engajamento ético-político em prol da reforma psiquiátrica, da defesa dos direitos humanos e da humanização.
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