Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: Jeferson Rosa da Silva (Autor)
Flávio Rêgo dos Santos (Co-Autor)
Pedro Augusto Rangel de Oliveira (Co-Autor)
Kamilla Rosa da Silva (Co-Autor)
Maria Isabel Crisóstomo Custódio (Co-Autor)
Caio Roberto Siqueira Lamego (Orientador)
Título
USO DE PARÓDIAS COMO PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-Chave
Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências
Resumo
A Educação Ambiental vem se mostrando essencial para tratar das complexas interações entre sociedade e ambiente além da exploração de recursos, destacando-se em debates acadêmicos e também no âmbito escolar. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Meio Ambiente e Saúde preconizam o ensino da Educação Ambiental a partir de sua transversalidade possuindo um viés interdisciplinar. O Subprojeto Interdisciplinar Biologia/Geografia do PIBID/CAPES/UERJ vem atuando em uma escola pública estadual no município de São Gonçalo - RJ realizando propostas de atividades interdisciplinares com estudantes do Ensino Fundamental e Médio, com foco na Educação Ambiental crítica a fim de levá-los a refletir acerca dos problemas ambientais existentes no cotidiano e também permitir a ressignificação das práticas como seres atuantes no espaço, a partir da leitura e interpretação do ambiente a sua volta.A metodologia de pesquisa se baseia na abordagem qualitativa a partir da proposta de pesquisa-ação. Dentre as atividades realizadas no ano de 2015 com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, abordou-se o uso de paródias com objetivo de relatar atuais problemas relacionados à poluição da Baía de Guanabara. A paródia como gênero textual permite a recriação de uma obra já existente a partir da reflexão sobre um tema. Dessa forma, foi abordado o tema de forma mais dinâmica, tornando a aula mais interessante para os alunos. As paródias foram construídas a partir de gêneros musicais existentes, os alunos puderam colocar suas inquietações sobre os problemas socioambientais existentes na Baía de Guanabara. Com este trabalho foi possível compreender a visão dos alunos como seres atuantes e reflexivos a respeito da atual condição da Baía de Guanabara e dos problemas urbanos que agravam a poluição da mesma. Deste modo, o tema abordado possibilitou a reflexão de problemáticas ambientais corroborando para o ensino e a aprendizagem, além de contribuir no processo formativo de futuros professores.
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