Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CSA

Subárea: Direitos Humanos e Justiça

Órgão de Fomento: Universidade Federal de São Paulo

AUTORES: Beatriz Berioni Rodrigues da Silveira (Autor)
Leticia Pereira Vitorino (Autor)
Ana Carolina Sartori (Autor)
Filipe Onishi Nagamori (Autor)
Mayra da silva Marques (Autor)
Vinícius Stefoglo Hyodo (Autor)
Marilha Rocha Souza Bueno (Autor)
Pamela da Silva Bento (Autor)
Marcos Vinícius de Freitas Carvalho (Autor)
Fernanda Eryka Morais Costa (Autor)
Lia Namie Gushiken (Autor)
Lia Madalena Ramponi Antonioli (Colaborador)
Título
Projeto Social: “Envelhecer com Arte”
Palavras-Chave
Extensão comunitária; Envelhecimento; Geriatria
Resumo
O projeto “Envelhecer com Arte” vem desenvolvendo atividades, desde o ano de 2013, com os graduandos de enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com pessoas idosas, funcionalmente independentes, que vivem na comunidade ao redor da UNIFESP. Este projeto de extensão surgiu da necessidade da unidade curricular Enfermagem Gerontológica que não dispõe de carga horária para desenvolver uma prática assistencial adequada a uma necessidade vigente de cuidar da população brasileira que passa por uma importante transição demográfica e epidemiológica. Objetivo: Promover no estudante a compreensão sobre a visibilidade da diversidade na velhice e a importância da intergeracionalidade e do protagonismo da pessoa idosa fortalecendo a formação de uma sociedade inclusiva. Método: Para alcançarmos os objetivos propostos seguimos os preceitos da proposta metodológica do Programa Com-Unidade: Saúde, Assistência Social, Educação e Direitos Humanos no qual estamos inseridos. Fundamenta-se na abordagem pedagógica de Paulo Freire e na Educação Popular. Resultados: A estratégia metodológica da Arte, cria condições de proporcionar espaços de sensibilização e expressão entre estudantes e pessoas idosas que semanalmente se reúnem para um sarau literário, oportunidade de se aproximar de diversos gêneros literários da língua portuguesa, se comunicando por meio da leitura em voz alta (manutenção da voz nítida no processo do envelhecimento), estimulando a leitura como ação que desperta o imaginário e a criação sendo propostas atividades de analisar a forma do texto e levantando as suas características. Conclusões: A participação no projeto possibilita ao estudante atuar em comunidades e o aprendizado colaborativo. Proporcionando um melhor relacionamento interpessoal e intergeracional, na vivência profissional e pessoal e um maior conhecimento histórico sobre a literatura da língua portuguesa.
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