Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Viçosa

AUTORES: Franklin de Jesus Pereira (Autor)
Thais Murta de Oliveira (Co-Autor)
Felipe Carvalho Santana (Co-Autor)
Emiliana Maria DIniz Marques (Orientador)
Adalgisa de Jesus Pereira (Co-Autor)
Título
Cultura em extensão com Teatro do Oprimido
Palavras-Chave
Educação, prática pedagógica, liberdade de expressão
Resumo
O Teatro do Oprimido elaborado por Augusto Boal no período de 1962 e 1973 trata da popularização dos meios de produção teatral, o acesso à informação aos menos abastados e a transformação da realidade através do diálogo também sugerida por Paulo Freire relacionado à educação. O trabalho proposto, na modalidade oficina, é fruto do desenvolvimento do projeto de extensão Teatro do Oprimido: Transformação em Cena! Aprovado pelo Programa Institucional de Bolsas de Cultura e Arte Universitária (Procultura) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Realizou-se no município de Viçosa e região, oficinas de capacitação em Teatro do Oprimido, oficinas comunitárias com diversos coletivos e encontros semanais com estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LICENA). A partir desses encontros formou-se o grupo Teatral LICENA em CENA, cujos protagonistas são estudantes do próprio curso. O grupo teatral produziu a peça “Por dentro da Escola’’, que dialoga sobre o modelo de educação vigente e propõe algo novo. A peça foi inserida na programação do LICENA como atividade de ensino abarcando conteúdos da disciplina ENA100, (historia e memória da linguagem) e ENA 105 (educação do campo). O seu principal objetivo foi a multiplicação e o desenvolvimento do método do Teatro do Oprimido gerando reflexão sobre os efeitos das ações humanas dentro da escola. A metodologia do projeto baseou-se na multiplicação do Teatro do Oprimido, através da realização de oficinas comunitárias e de capacitação em diversos espaços educativos (escolas família agrícola, UFV), onde se identificou situações problemas apontadas pelos grupos, estabeleceu–se dialogo e buscou-se possíveis alternativas para a dissolução de conflitos reais. A atividade proposta do Teatro do Oprimido possibilitou a apresentação de cinco sessões de Teatro- Fórum (situações problema), onde houve debate sobre diferentes formas de opressão vivenciadas dentro dos espaços educativos visitados.
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