Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

AUTORES: AISHA CORACI JOBIM RUIZ GIMENEZ (Autor)
Marco Antonio Melo Franco (Orientador)
Título
EXTENSÃO NA PERSPECTIVA DA PESQUISA-AÇÃO: A INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM MIELOMENINGOCELE NO ENSINO REGULAR
Palavras-Chave
Inclusão escolar; Práticas Pedagógicas; Pesquisa-ação
Resumo
Discutir a inclusão traz a necessidade de se problematizar mudanças de paradigmas, de mentalidade e de postura perante o outro, ou seja, de evidenciar as diferenças. O movimento pela inclusão impulsiona uma transformação social, pois rompe com o padrão de normalidade estabelecido a longo tempo na sociedade, buscando acessibilizar os espaços públicos e valorizar as diferenças e a diversidade de pessoas que até pouco tempo eram excluídas socialmente. O presente trabalho descreve a experiência vivenciada em um projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), intitulado Inclusão: práticas pedagógicas, aquisição do sistema de escrita e outras aprendizagens, que se orienta pelos princípios da pesquisa-ação. Tem como objetivo observa e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, em contextos de inclusão, de forma a construir, em parceria com a professora regente, práticas pedagógicas inclusivas para a criança com deficiência. O caso aqui descrito se realizou no município de Ouro Preto, no ano de 2014, os participantes foram: a aluna de Pedagogia, bolsista do projeto, a criança com mielomenigocele, matriculada no 2° período da Educação Infantil, a professora regente e a monitora da criança. As aulas foram acompanhadas uma vez por semana e os instrumentos utilizados são a observação participante e o diário de campo. Ao longo da intervenção, foram identificadas mudanças na prática da professora, que favoreceram as atividades em sala de aula, como respeitar o tempo da criança para a realização das atividades; incluí-la em todas as práticas dentro e fora da sala de aula, foram criados materiais para favorecer a aprendizagem da criança como: jogos para memorização, para apreensão de conteúdos matemáticos e estímulos com leitura para aumentar o vocabulário e despertar o interesse pela leitura e escrita. A inclusão escolar possibilita mudanças significativas no sistema educacional como um todo.
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