Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Universidade Estadual de Goiás

AUTORES: Murillo Alvarenga Pimenta (Autor)
Elias Cesário Simão (Autor)
Igor Rocha de Borba (Autor)
Guilherme Ferreira de Lima Filho (Orientador)
Larissa Lemes Silva (Autor)
José Elias Rodrigues Vieira (Autor)
Título
Zoologia de A à Z: Uma nova perspectiva sobre os Animais sinantrópicos com alunos do ensino médio do município de Itapuranga-GO.
Palavras-Chave
Sinantropismo;. Palestras;. Oficinas;.
Resumo
Introdução: A constante degradação do meio ambiente e o crescimento exacerbado das cidades sob os biomas do planeta forçam o deslocamento dos animais para as áreas urbanizadas. Esses animais, ditos sinantrópicos, buscam cidades ou aglomerados humanos, por haver maior disponibilidade de alimentos que são descartados de forma incorreta. Diante dos acidentes e dos riscos à saúde, faz se necessário conhecer a biologia destes animais e retirando possíveis equívocos e mitos em torno dos mesmos. Objetivo: Permitir o acesso dos alunos do ensino médio das escolas de Itapuranga ao acervo da coleção zoológica da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga, com o intuito de elucidar o que são animais sinantrópicos e suas características. Metodologia: O trabalho foi realizado através da aplicação de oficinas e palestras com o tema Animais Sinantrópicos, ministradas aos alunos das escolas do município de Itapuranga GO em que os alunos foram levados até o Laboratório Didático de Zoologia (LADIZ) na Universidade Estadual de Goiás, Campus Itapuranga. Os resultados foram obtidos através de dois questionários, um antes da oficina e um após a oficina onde continha 6 perguntas objetivas sendo umas delas aberta e 2 questões de múltipla escolha. Resultados: Perguntava-se se os animais sinantrópicos são aqueles que vivem juntamente com os seres humanos sem a permissão dos mesmos podendo transmitir doenças ou então causar algum malefício a saúde. No primeiro questionário 84.7% disseram que sim e 14.5% que não. No segundo questionário 96.6% disseram que sim e 3.4% disseram que não. Conclusão: É interessante salientar que os discentes possuíam conhecimentos práticos do que é um animal sinantrópico, mas não conheciam os termos técnicos nem as questões associadas a biologia destes organismos (doenças vetadas e demais problemas).
Voltar Visualizar PDF

Parceiros