Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Minas Gerais

AUTORES: THAYNÁ NUNES BORGES (Autor)
PAULO HENRIQUE FONSECA DO CARMO (Autor)
GERUSA LEITE CAETANO (Autor)
Adriele Prisca de Magalhães (Orientador)
THAINA BRANDÃO FONSECA (Autor)
Título
BRINCANDO DE RECICLAR COM AS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-Chave
Reciclagem; reutilização; conscientização ambiental
Resumo
No Brasil, são produzidos cerca de 240 mil toneladas de lixo diariamente, entretanto, apenas 3% é reciclado. A reciclagem e a reutilização são meios importantes na garantia de minimizar a geração de resíduos sólidos. Dessa forma, o presente projeto teve por objetivo conscientizar crianças sobre a importância da utilização dos resíduos, através dos 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. Para tanto, 75 crianças com faixa etária entre 6 a 8 anos da Escola Municipal Monteiro Lobato, em João Monlevade, Minas Gerais foram convidadas para participar do projeto durante agosto a dezembro de 2015. Foram realizadas 12 visitas à escola, onde ocorreram palestras sobre as etapas dos tratamentos e disposição dos resíduos sólidos urbanos, bem como a importância da reciclagem e reutilização dos mesmos. Em seguida, os alunos foram divididos em três equipes de 25 alunos cada e foi proposta a eles uma gincana para estimular a coleta de resíduos metálicos. Foram arrecadadas aproximadamente 30 mil latinhas, cerca de 428,58 kg. Concomitante à gincana, foram realizadas oito oficinas para confeccionar brinquedos a partir de resíduos plásticos, como garrafas pets. Nessas oficinas foram confeccionados brinquedos como o “Vai-e-Vem” e “Bilboquê”, o que estimulou a criatividade das crianças e o desenvolvimento do trabalho em grupo. No encerramento do projeto foi realizada uma confraternização na escola com a premiação das equipes participantes, promovendo a integração das turmas. As atividades desenvolvidas foram importantes para iniciar a cultura da reciclagem entre alunos e professores, contribuindo para formação de multiplicadores no processo de disseminação dos conceitos e posturas ambientalmente corretas. Pode-se perceber que o presente projeto cumpriu o seu papel enquanto extensão de aproximar a universidade da sociedade, permitindo aos universitários o contato direto com a comunidade, proporcionando a eles uma experiência interdisciplinar além da sala de aula.
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