Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Minas Gerais |
AUTORES:
THAYNÁ NUNES BORGES (Autor) PAULO HENRIQUE FONSECA DO CARMO (Autor) GERUSA LEITE CAETANO (Autor) Adriele Prisca de Magalhães (Orientador) THAINA BRANDÃO FONSECA (Autor) |
Título |
BRINCANDO DE RECICLAR COM AS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Palavras-Chave |
Reciclagem; reutilização; conscientização ambiental |
Resumo |
No Brasil, são produzidos cerca de 240 mil toneladas de lixo diariamente, entretanto, apenas 3% é reciclado. A reciclagem e a reutilização são meios importantes na garantia de minimizar a geração de resíduos sólidos. Dessa forma, o presente projeto teve por objetivo conscientizar crianças sobre a importância da utilização dos resíduos, através dos 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. Para tanto, 75 crianças com faixa etária entre 6 a 8 anos da Escola Municipal Monteiro Lobato, em João Monlevade, Minas Gerais foram convidadas para participar do projeto durante agosto a dezembro de 2015. Foram realizadas 12 visitas à escola, onde ocorreram palestras sobre as etapas dos tratamentos e disposição dos resíduos sólidos urbanos, bem como a importância da reciclagem e reutilização dos mesmos. Em seguida, os alunos foram divididos em três equipes de 25 alunos cada e foi proposta a eles uma gincana para estimular a coleta de resíduos metálicos. Foram arrecadadas aproximadamente 30 mil latinhas, cerca de 428,58 kg. Concomitante à gincana, foram realizadas oito oficinas para confeccionar brinquedos a partir de resíduos plásticos, como garrafas pets. Nessas oficinas foram confeccionados brinquedos como o “Vai-e-Vem” e “Bilboquê”, o que estimulou a criatividade das crianças e o desenvolvimento do trabalho em grupo. No encerramento do projeto foi realizada uma confraternização na escola com a premiação das equipes participantes, promovendo a integração das turmas. As atividades desenvolvidas foram importantes para iniciar a cultura da reciclagem entre alunos e professores, contribuindo para formação de multiplicadores no processo de disseminação dos conceitos e posturas ambientalmente corretas. Pode-se perceber que o presente projeto cumpriu o seu papel enquanto extensão de aproximar a universidade da sociedade, permitindo aos universitários o contato direto com a comunidade, proporcionando a eles uma experiência interdisciplinar além da sala de aula. |