Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Maria Carollina Vieira Cardoso (Autor)
Leticia Caroline Buscaratti (Autor)
Mellany Vieira (Autor)
Hugo César Cagnoni (Autor)
Ailton de Souza Aragão (Orientador)
Título
PROJETO “EMABEM”: ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE CRIANÇAS ESCOLARES.
Palavras-Chave
Saúde da criança. Promoção da saúde. Saúde escolar.
Resumo
Introdução: O debate sobre promoção da saúde em crianças ganhou força com as políticas e programas de saúde no espaço da escola. Esta é o lócus privilegiado de sociabilidade aliado à ampliação do processo formativo dos discentes universitários. Nessa direção, os discentes da disciplina de Saúde e Sociedade, dos cursos de Terapia Ocupacional e Educação Física, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) foram estimulados a elaborar e desenvolver ações de promoção da saúde na escola, alinhados aos determinantes sociais de saúde. Objetivo: O objetivo é que os discentes dos cursos de Terapia Ocupacional e Educação Física desenvolvam atividades lúdicas como forma de promoção da saúde e apreensão dos determinantes do processo saúde-doença. Métodos: Adotamos a revisão de literatura, o caderno de campo;a preparação e desenvolvimento de brinquedos com recicláveis e brincadeiras populares; e roda de conversa com o docente que duraram quatro semanas e realizados no período vespertino com 60 crianças. Ao final de cada dia de atividades. Resultados: A produção de brinquedos se mostrou profícua e propositiva na medida em que se questionam os valores: sociabilidade e consumo; de permitir a apreensão das singularidades das crianças e suas experiências nos territórios que chegam à escola, como as violências; e ainda, na produção de vínculos. Algumas crianças evidenciaram vulnerabilidades: individual e social. A família é sinônimo de proteção para as crianças, ainda que perpassada pelos determinantes sociais, como a ausência dos pais. Conclusão: As ações de ensino e de extensão ampliam o escopo formativo dos discentes ao permitir a análise crítica dos determinantes sociais de saúde a que estão submetidas uma parcela significativa a população. Ao mesmo tempo, reforça a análise crítica do modelo biomédico de prevenção de doenças. E chama a atenção para as ações promocionais de saúde, ancoradas na interdisciplinaridade e reconhecimento da singularidade de cada participante.
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