Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

AUTORES: Raquel Silva Araújo (Autor)
Viviany Geraldo de Moraes (Orientador)
Márcio Tsuyoshi Yasuda (Orientador)
Título
ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – ASTRONOMIA
Palavras-Chave
Oficinas, Astronomia, Programa de Educação Tutorial - PET.
Resumo
O projeto “Ensino de Física na Educação Básica - Astronomia” foi elaborado pelo Grupo PET/Conexões de Saberes “Física e Popularização da Ciência” em parceria com o Colégio Municipal Profa. Didi Andrade. O Grupo PET Física é constituído por alunos da Unifei que desenvolvem atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, sob a orientação de um docente tutor. Um dos objetivos do grupo é atuar junto a comunidade do município de Itabira incentivando os alunos a continuidade dos estudos e estimulando-os a pleitearem as vagas nos cursos de nível superior. Neste contexto, foi proposto um projeto no qual pudesse auxiliar as crianças do ensino fundamental no aprendizado sobre a Astronomia, visando a participação destas na Olimpíada de Astronomia. O projeto piloto, realizado com os alunos do 6o ano da Escola Municipal Professora Didi Andrade, propôs atividades interativas no processo de ensino/aprendizagem, oferecendo um novo olhar sobre a importância das Ciências Naturais na sua formação e no meio em que vivem. A primeira atividade do projeto foi a realização de uma vídeo-aula sobre “Planetas e Universo” em uma tela de 180º x 360o, utilizando um planetário inflável. As demais atividades foram na forma de oficinas, estimulando a proposta de “aprender fazendo”, com os temas: “O Dia e a Noite”, “Relógio de Sol”, “Sistema Solar” e “Estações do Ano”. Estas atividades contribuíram de forma lúdica para a assimilação dos conceitos astronômicos e promovendo questionamentos nos alunos, ou seja, despertando o interesse sobre os assuntos abordados na Olimpíada de Astronomia. As respostas aos questionários do roteiro sobre os conceitos de Astronomia da primeira oficina “O Dia e a Noite” foram satisfatórias, tendo em todas elas um quantitativo de respostas corretas significativamente maior, comprovando a assimilação dos conceitos; congruentes com a participação efetiva dos alunos o que comprova a aceitação e preferência dos temas abordados de forma interativa e lúdica por parte deles.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros