Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio de Janeiro

AUTORES: Nayara Gomes da Silva (Autor)
Mariana Amorim de Mello Duarte (Autor)
Tainá Stauffer (Autor)
André Breves Ramos (Colaborador)
Alex Enrich Prast (Orientador)
Título
Ecologia do Silêncio - A ecologia como ferramenta de inclusão de deficientes auditivos, promoção de acessibilidade e melhoria no processo ensino/aprendizagem Nayara Gomes, Graduanda em Ciências Biológicas pela UFRJ Mariana Amorim, Graduanda em Ciências
Palavras-Chave
Palavras-chaves: Educação, Inclusão e Ecologia.
Resumo
Introdução: A comunicação de Ciências em Libras pode apresentar obstáculos, devido à ausência de classificadores específicos para determinados conceitos, ocasionando a inacessibilidade aos centros universitários e de pesquisa por estudantes surdos. Objetivo: A elaboração de métodos educacionais ligados a Ecologia; promover a acessibilidade de jovens surdos do ensino médio com atividades teóricas e práticas; aprimorar os métodos pedagógicos sobre a área em questão e fortalecer ainda mais a extensão universitária em licenciatura em Ciências Biológicas. Metodologia: A primeira etapa visa a caracterização do público e da estrutura do local. Na segunda e quarta etapa, será aplicado um questionário para identificar o conhecimento dos alunos acerca dos assuntos programado, isso permitirá distinguir que conceitos os alunos já dominavam e que conceitos foram assimilados depois das nossas aulas. A terceira etapa consiste na aplicação de atividades em sala e em campo, relacionadas com temas como, conservação, efeito estufa, aquecimento global e transformação de energia. Na última etapa será feita a análise dos dados, comparando os resultados dos questionários antes e depois da realização das aulas. Resultados: O projeto está em andamento, portanto, a análise dos resultados ainda não foram concluída. Entretanto, a etapa inicial foi realizada com uma visita técnica no Instituto Nacional de Educação de Surdos, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Dados preliminares foram coletados, como idades e o cronograma educacional adotado pela instituição. Trabalharemos com turmas do ensino médio. O questionário foi finalizado e estar pronto para ser aplicado. Conclusão: O projeto está iniciando a segunda etapa, estabelecendo a programação das aulas em conjunto com os representantes do INES. Com a implementação desse trabalho, poderemos contribuir ainda mais para o nível de acessibilidade e inclusão na sociedade desses jovens.
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