Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Paraná

AUTORES: kessiannemendes da silva (Autor)
Título
Espanhol como língua estrangeira: um olhar entre teoria e prática docente
Palavras-Chave
Gêneros do discursivo; Teoria; Prática docente;
Resumo
TITULO: Espanhol como língua estrangeira: um olhar entre teoria e prática docente O presente estudo tem como objetivo explorar os recursos teóricos utilizados no subprojeto PIBID espanhol da UFPR a fim de construir uma interação entre a teoria estudada dentro da Universidade e prática de docência vivida. O Projeto tem como referencial metodológico o trabalho com os Gêneros do Discurso (BAKHTIN, Mikhail). Além disso, discutimos os documentos que regem a educação nacional, especialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. No ambiente de interação possibilitado no PIBID entre escola-universidade, visões e teorias foram colocadas em discussão entre estudantes, professores da Universidade e participantes do Projeto, observando-se assim as diferentes apropriações das abordagens teóricas bem com o distanciamento ainda existente entre a teoria apresentada nos documentos oficiais e a vivência em sala de aula e de como cada abordagem contribui no processo de aquisição de Língua Estrangeira. Essa reflexão conjunta nos leva a conflitos produtivos que embora de imediato não traga respostas, possibilita com que todos os bolsistas e docentes participantes se insiram na discussão que permeia o Projeto e sobre tudo o ensino de língua estrangeira através dos Gêneros Discursivo. Para isso, traremos como resultados atividades elaboradas pelos bolsistas do Projeto bem como outras que compunham os livros didáticos, estas, em sua maioria pautada na visão estrutural da língua.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros