Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte

AUTORES: Renata da Silva Galvão (Co-Autor)
Danielle Barbosa Morais (Autor)
Carla Alves Azevedo (Colaborador)
Jéssica Polyana da Silva Lima (Colaborador)
Renata Cruz Maciel (Colaborador)
Renata Swany Soares do Nascimento (Colaborador)
Título
Brincando e aprendendo sobre reprodução humana
Palavras-Chave
Jogos didáticos; Sexualidade; Gravidez na adolescência.
Resumo
Apesar de o conhecimento sobre métodos anticoncepcionais ser bem disseminado nos dias atuais, ainda se observa um elevado número de gestações durante a adolescência. Neste sentido, o desenvolvimento de ações que visem disseminar o conhecimento sobre aspectos básicos acerca da reprodução humana constitui uma das principais alternativas visando a manutenção da saúde e bem-estar dos jovens, aumentando a conscientização sobre formas de se evitar uma gravidez indesejada. Assim, esta ação teve por objetivo abordar aspectos relacionados à reprodução humana, tais como fertilidade, contracepção, gravidez na adolescência, uso de drogas pela gestante e más formações congênitas, com abordagem descontraída e dinâmica. Uma vez que o Museu de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte recebe mensalmente a visita de cerca de 500 estudantes de diversas escolaridades, foram desenvolvidas gincanas educativas ao longo do ano de 2014 abordando os temas supracitados, com visitantes da faixa etária de 11 a 17 anos de idade. Foi montada uma trilha e cada turma escolar foi dividida em duas equipes. Ao longo de cada sessão da trilha os representantes de cada equipe respondiam a perguntas divididas nos seguintes temas: Métodos contraceptivos; Reprodução e Gravidez; Uso de drogas pela gestante e Más formações congênitas. Cada questão era debatida, contando com o esclarecimento das dúvidas por monitores. Os temas que mais chamaram a atenção foram sobre contraceptivos, seguido pelas más formações congênitas e reprodução em geral, como o ciclo menstrual. Ao final da gincana tanto os alunos quanto seus professores responderam a questionários. Pôde-se perceber que conceitos considerados básicos faziam parte das dúvidas dos jovens. Assim, ficou evidente o quanto estes temas precisam ser explorados entre os jovens e o quanto é desafiador fazê-los compreender a importância do assunto.
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