Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Pará

AUTORES: Luana Santos dos santos (Autor)
Larissa Pantoja da Gama (Co-Autor)
Título
DESAFIOS DA DOCÊNCIA DO CAMPO NA AMAZÔNIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-Chave
Educação do campo, Docência, Desafios e perspetivas
Resumo
A educação do campo propõe uma educação que valorize o contexto rural, bem como os modos de vida, a cultura, tornando-a mais significativa para o reconhecimento da identidade daqueles que vivem no campo. Isso implica dizer os caiçaras, ribeirinhos, povos da floresta, indígenas, quilombolas e assentados. No entanto, não é tão nítido como na zona rural do Nordeste do Pará. A fim de conhecer e fortalecer essa discussão, o PIBID Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Educação do Campo vinculado à Faculdade de Pedagogia, tem o propósito de realizar visitas em escolas municipais localizadas no meio rural, possibilitando-nos observar as principais dificuldades e desafios dessa realidade. Assim o presente trabalho se propõe a apresentar o relato de experiência sobre o exercício da prática docente em uma das escolas localizadas no meio rural, de são Francisco - nordeste do Estado do Pará. Objetiva investigar e problematizar os desafios na perspectiva do docente da realidade escolar do campo, no sentido de denunciar e enunciar os pontos positivos e negativos respectivamente. Os resultados obtidos são comuns em grande parte das escolas situadas no campo como: carência de material pedagógico, ausência de apoio técnico para facilitar na elaboração de estratégias educativas, evasão escolar, falta de parceria com os pais com a escola, infraestrutura precária e falta de planejamento específico para o campo. Esses são os entraves que angustiam e desgastam a prática docente. Além disso, é importante frisar que é comum o docente buscar estratégias de ensino de forma a superar os desafios na realidade educativa no campo, evitando que o processo de ensino e aprendizado do educando seja afetado pelo desestímulo gerado pelas grandes dificuldades em que o professor no contexto pesquisado se encontra. Este trabalho foi de grande relevância haja vista que proporcionou outro olhar para a educação no e do campo.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros