Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
AUTORES:
Maria Naíse de Oliveira Peixoto (Orientador) Vânia Nunes Morgado (Orientador) Guilherme Sarmento de Mattos (Autor) Touise Mori Moreira (Autor) João Guilherme de Magalhães Casimiro (Autor) Simone Magalhães Silva (Co-Autor) Vitor Henrique Brito Gomes (Co-Autor) Vanessa Cristina Cavalcante de Mendonça (Co-Autor) |
Título |
OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: BUSCANDO NOVAS PRÁTICAS EDUCATIVAS |
Palavras-Chave |
Educação Ambiental, construção coletiva, formação continuada de professores |
Resumo |
O projeto desenvolve novas práticas em Educação Ambiental nos segmentos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas municipais de Volta Redonda, com base numa perspectiva transdisciplinar, com foco na diversidade cultural, no diálogo entre os múltiplos saberes e na valorização da cidadania. É estruturado em duas vertentes complementares de ação: com a reflexão permanente sobre as práticas pedagógicas e estruturas curriculares escolares, desenvolve-se a formação continuada do profissional de educação. O projeto é conduzido em parceria entre o Colégio de Aplicação/UFRJ, o NEQUAT/ IGEO/UFRJ e a Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda (RJ), e conta com a colaboração de pesquisadores e alunos vinculados a outras instituições de ensino. A metodologia utilizada tem como base a pesquisa qualitativa participativa, a abordagem etnográfica e os estudos de percepção ambiental e das representações sociais, se a escola percebida como um espaço formador de identidades socioambientais. Assim, através de encontros periódicos com professores e alunos para realização de oficinas e cursos de capacitação, estabelece-se canais de diálogo entre a produção acadêmica, a escola básica e a sociedade. A busca de novas metodologias de ensino e a elaboração e difusão de material didático estimulam repensar a prática e desenvolver coletivamente projetos de Educação Ambiental nas escolas. Espera-se que os professores engajados passem a atuar como multiplicadores de forma autônoma e articulada, contribuindo para a (re)elaboração dos projetos político-pedagógicos das escolas públicas. Além disso, o fortalecimento das parcerias traz contribuições significativas para o aperfeiçoamento das estruturas curriculares do curso de Licenciatura em Geografia, para a articulação dos conteúdos disciplinares com as práticas voltadas à formação profissional do licenciado, e para a permanente reflexão sobre a formação docente nas IFES, Colégio de Aplicação e escolas das redes municipal e estadual |