Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: Maria Naíse de Oliveira Peixoto (Orientador)
Vânia Nunes Morgado (Orientador)
Guilherme Sarmento de Mattos (Autor)
Touise Mori Moreira (Autor)
João Guilherme de Magalhães Casimiro (Autor)
Simone Magalhães Silva (Co-Autor)
Vitor Henrique Brito Gomes (Co-Autor)
Vanessa Cristina Cavalcante de Mendonça (Co-Autor)
Título
OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: BUSCANDO NOVAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Palavras-Chave
Educação Ambiental, construção coletiva, formação continuada de professores
Resumo
O projeto desenvolve novas práticas em Educação Ambiental nos segmentos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas municipais de Volta Redonda, com base numa perspectiva transdisciplinar, com foco na diversidade cultural, no diálogo entre os múltiplos saberes e na valorização da cidadania. É estruturado em duas vertentes complementares de ação: com a reflexão permanente sobre as práticas pedagógicas e estruturas curriculares escolares, desenvolve-se a formação continuada do profissional de educação. O projeto é conduzido em parceria entre o Colégio de Aplicação/UFRJ, o NEQUAT/ IGEO/UFRJ e a Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda (RJ), e conta com a colaboração de pesquisadores e alunos vinculados a outras instituições de ensino. A metodologia utilizada tem como base a pesquisa qualitativa participativa, a abordagem etnográfica e os estudos de percepção ambiental e das representações sociais, se a escola percebida como um espaço formador de identidades socioambientais. Assim, através de encontros periódicos com professores e alunos para realização de oficinas e cursos de capacitação, estabelece-se canais de diálogo entre a produção acadêmica, a escola básica e a sociedade. A busca de novas metodologias de ensino e a elaboração e difusão de material didático estimulam repensar a prática e desenvolver coletivamente projetos de Educação Ambiental nas escolas. Espera-se que os professores engajados passem a atuar como multiplicadores de forma autônoma e articulada, contribuindo para a (re)elaboração dos projetos político-pedagógicos das escolas públicas. Além disso, o fortalecimento das parcerias traz contribuições significativas para o aperfeiçoamento das estruturas curriculares do curso de Licenciatura em Geografia, para a articulação dos conteúdos disciplinares com as práticas voltadas à formação profissional do licenciado, e para a permanente reflexão sobre a formação docente nas IFES, Colégio de Aplicação e escolas das redes municipal e estadual
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