Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Hugo Moreira Gomes (Autor)
Thaís Brito Freire (Co-Autor)
Regiane da Silva Almeida (Orientador)
Itaan de Jesus Pastor Santos (Co-Orientador)
Celsiane do Espírito Santo Silva Costa (Co-Autor)
Marya de Phatyma de Jesus Costa Ramos (Colaborador)
Suellem Fernanda Marques Botelho (Colaborador)
Título
ESTÁGIO VIVÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA GRANDE – MA
Palavras-Chave
Agricultura familiar. Meio rural. Produção.
Resumo
O Estágio Vivência é um projeto que proporciona um grande ganho no aprendizado do estudante de graduação a partir de vivências na zona rural e estingando discussões sobre o papel da universidade com a extensão universitária e a realidade agrária maranhense. O presente trabalho tem por objetivo trazer as experiências adquiridas no projeto estágio vivência desenvolvidas pelo laboratório de extensão rural da Universidade Estadual do Maranhão com práticas de produção e manejo na criação de animais como bovinos, suínos e peixes nos assentamentos rurais do Município de Cachoeira Grande/Maranhão. A primeira atividade foi no povoado de Mirinzal no “Encontro das Feiras” dos municípios de Cachoeira Grande, Rosário, Presidente Juscelino e Morros, onde junto com os agricultores foram discutidos os preços dos produtos a serem vendidos na feira da capital São Luís e a questão “Associação x Cooperativismo”. Nas áreas de assentamentos foi realizado em coletivo com os produtores dos programas PEPUF (Projeto de Estruturação das Unidades Familiares) e do PENAE (Plano Nacional de Alimentação Escolar) e demais, castrações de suínos e a fabricação artesanal de “ração agroecologica” para aves e suínos, explicando sua importância tanto na economia para o produtor, assim como seus valores nutricionais. Também foi realizado atividades com criações de peixe, estabelecendo um dialogado com a comunidade para a importância do cultivo sustentável. O município de Cachoeira Grande tem potencial para agricultura e produção de licor, já para piscicultura existe uma limitação quanto a disponibilidade de água e solo arenoso. Quanto a qualidade de vida as limitações são principalmente na infraestrutura: saneamento básico, educação e saúde. A vivência proporcionou aos alunos uma importante prática no aprendizado das teorias, integrando a realidade dos sujeitos que compõem a história do campo, incorporando seus dilemas, dificuldades e problemas.
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