Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Meio ambiente Órgão de Fomento: Universidade Federal da Bahia |
AUTORES:
Rafael Souza Santos (Autor) |
Título |
MEIO AMBIENTE: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 9º ANO DO COLÉGIO ESTADUAL SANTA BERNADETE - CESB, AMARGOSA-BA |
Palavras-Chave |
Educação; Meio Ambiente; Socioambiental. |
Resumo |
Meio ambiente é a totalidade dos fatores que influenciam a vida biológica de um organismo ou de uma população. Além da Carta Magna, as leis 9.394/96 e 9.795/99 estabelecem as diretrizes e bases para a educação e a política nacional de educação ambiental, incumbindo como parte do processo educativo o Poder Público, instituições de ensino, empresas, meios de comunicação e sociedade, instituindo ao Estado e à família o dever de propagar e relacionar a educação e a valorização do meio ambiente. Desta forma, devendo ser integrada de forma transversal no conjunto de sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), dando um tratamento pedagógico referentes aos problemas socioambientais. A pesquisa quanti-qualitativa foi conduzida com alunos do 9º ano do CESB, que fica localizada na cidade de Amargosa-Ba. O questionário foi elaborado de forma semiestruturada, com uma questão aberta, de modo que proporcionasse aos alunos, na questão, revelar seu entendimento sobre meio ambiente. Após a aplicação do questionário os dados foram tabulados a fim de trazer uma análise porcentual das respostas relacionada com as interpretações explanadas sobre o tema trabalhado, considerando o nível de aprofundamento na exposição das respostas. Dos 30 participantes, 27% responderam numa forma de interação social, ético e ambiental, já 30% relacionaram meio ambiente com os seres integrantes da biodiversidade e os outros 43% expuseram como vivência da natureza. Assim, foi possível constatar que conceituação de meio ambiente ainda é não é muito fundamentada e unificada, porém, pode-se perceber a importância do meio natural e a valorização dos seres vivos de modo social e ético do convívio ambiental na perspectiva dos participantes da pesquisa. A coleta de dados, percebemos que o tema meio ambiente tem muita importância, contudo o debate sobre este assunto no ensino básico ainda é muito modesto, desde que este é um tema do cotidiano de todos que deve ser valorizado e compreendido. |