Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Estadual do Ceará

AUTORES: FERNANDA FERNANDES DA SILVA (Autor)
Carla Leitão da Silva (Autor)
Clarice Lucena Silveira (Co-Autor)
Samara Guedes da Silva (Co-Autor)
Título
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA A RESPEITO DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Palavras-Chave
TDAH. Percepção. Escola. Crianças. Neurociência.
Resumo
O projeto de extensão “Neurociência e Educação: Entendendo o ensinar e o aprender” tem como objetivo possibilitar um conhecimento sobre os fundamentos neurobiológicos do ensino e da aprendizagem, portanto, a pesquisa do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresenta-se como relevante para subsidiar as ações extensionistas, uma vez que o TDAH é considerado pelos educadores um fator preocupante, principalmente na fase escolar. É um transtorno neurobiológico relacionado ao comportamento inquieto, a impossibilidade de realizar tarefas até o fim, presença da desatenção, impulsividade e hiperatividade. Esse trabalho tem o objetivo de verificar o conhecimento dos licenciandos do curso de Pedagogia acerca de alguns aspectos relacionados ao TDAH. Utilizou-se um questionário adaptado contendo 12 perguntas objetivas abordando aspectos como as causas, a idade e o gênero de maior prevalência, diagnóstico, dentre outros. Dos 57 alunos matriculados nos últimos três semestres, 32 alunos concordaram em participar da pesquisa. Analisando as respostas observamos, por exemplo, uma certa confusão no que diz respeito a causa, 24 apontaram as causas neurológicas e apenas 06 apontaram que o TDAH é genético; em três perguntas, mais de 10 não souberam ou não responderam como, por exemplo, se o TDAH possui cura; em outras perguntas, o índice de acerto foi elevado: 31 responderam que crianças com TDAH não conseguem se concentrar em mais de uma tarefa. Assim, considerando o conjunto das 12 perguntas, as respostas foram satisfatórias. Os resultados obtidos a partir dos questionários serviram como subsídio para elaboração de material gráfico que foi distribuído e apresentado para as turmas do curso de Pedagogia enfocando justamente os pontos onde houve deficiência. Além disso, é importante destacar a importância para todos que compõem a equipe do Projeto que puderam entrelaçar a pesquisa, a extensão e o ensino a partir de uma temática de grande interesse para os educadores.
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