Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Juiz de Fora

AUTORES: Juliana de Souza Sabino (Autor)
Noemi Regina dos Santos (Autor)
Isabel Cristina Soares Campos (Colaborador)
Jocilene Queiroga Resende (Colaborador)
Priscila Cintra Figueiredo (Colaborador)
Mirella Lima Binoti (Orientador)
Larissa Loures Mendes (Co-Orientador)
Título
Avaliação de atividades de extensão realizadas no programa Curumim.
Palavras-Chave
Nutrição; Intervenções; Curumim
Resumo
O ambiente escolar, junto ao familiar, norteia a formação dos hábitos alimentares da criança. Conhecendo a necessidade de uma orientação nutricional quanto a esses hábitos, criou-se o projeto de extensão intitulado “Direito Humano à Alimentação Adequada, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Alimentar e Nutricional”. O Curumim é um programa da AMAC- Associação Municipal de Apoio Comunitário. Esse programa atende crianças e adolescentes, com idades entre 4 a 14 anos. O objetivo desse trabalho é avaliar as intervenções na área da Educação Alimentar e Nutricional realizado com crianças e adolescentes matriculados no programa curumins. Trata-se de um estudo descritivo com desenho transversal de abordagem qualitativa e quantitativa realizado no curumim do bairro São Pedro da cidade de Juiz de Fora (Comitê de Ética em pesquisa em seres humanos - Parecer n° 43985715400005147). No referido projeto, são realizadas atividades teórico-práticas com os educandos, através de intervenções mensais afim de estabelecer relações de aprendizado mútuo, incentivando o discernimento alimentar e nutricional do público alvo, respeitando suas condições socioeconômicas. Foram aplicadas até o momento 7 intervenções constituídas de ações lúdico-educativas que englobaram a apresentação dos temas e atividades de interação Ao final de cada intervenção são realizadas reuniões entre os bolsistas envolvidos no projeto, com intuito de analisar os resultados obtidos nas atividades, através de relatórios que contém como variáveis o grau de interesse e o grau de aprendizado, podendo ser estes classificados como: BOM, REGULAR e RUIM. Possibilitando assim, a verificação do aproveitamento de cada intervenção. Os resultados obtidos até o momento foram: BOM, para grau de interesse e BOM/REGULAR para grau de aproveitamento. A avaliação das atividades realizadas é extremamente importante para promover melhorias e atingir os objetivos almejados com as intervenções.
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