Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Beatriz Ferreira Diogo (Autor)
VANESSA BURINI LOBO (Co-Autor)
RAFAELA DA SILVA MORAES (Co-Autor)
SANDOVAL LEANDRO FERREIRA DE SOUZA (Co-Autor)
FELIPE ALMEIDA NUNES (Co-Autor)
MARCOS RAIMUNDO PEREIRA DA SILVA (Co-Autor)
VICTORIA WINKLER VASCONCELOS (Co-Autor)
JAMILLY ALVES PADILHA (Co-Autor)
ÍRIS SILVA RODRIGUES (Co-Autor)
MOISES HAMOY (Orientador)
Título
ATIVIDADES LÚDICAS, PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES VÍTIMAS DE ESCALPELAMENTO EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE BELÉM-PA
Palavras-Chave
escalpelamento; atividades lúdicas; socialização
Resumo
INTRODUÇÃO: Escalpelamento é um trauma típico da Região Amazônica. A apreensão dos cabelos pelos motores dos barcos gera uma força de tração rotatória que provoca a retirada do couro cabeludo de forma abrupta. Os pacientes têm suas vidas totalmente modificadas em função desse trauma, acarretando consequências psicossociais. Nesse sentido, o Projeto de Extensão promoveu ações no Espaço Acolher (local de estadia de vítimas de escalpelamento e seus acompanhantes) da Fundação Santa Casa de Misericórdia de Belém - Pará. OBJETIVO: Promover ações lúdicas para a troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde, voluntários e pacientes para promover qualidade de vida e bem estar dessa população atingida e seus familiares. METODOLOGIA: Houve capacitação prévia do grupo por profissionais de saúde e de outras áreas (música e dança) para planejar e executar as ações no Espaço Acolher. Foram realizadas as atividades de contação de histórias literárias, sessões de filmes educativos, musicoterapia, palhaçoterapia, aulas de dança e artesanato. Aplicou-se questionários aos envolvidos. RESULTADOS: As atividades propiciaram a socialização e a troca de experiências entre pacientes e equipe voluntária do projeto. Através de depoimentos e resultados dos questionários das pacientes, de seus familiares, dos profissionais de saúde envolvidos e dos voluntários do projeto foi possível constatar a relevância dessas atividades desenvolvidas. A melhora no tratamento e na recuperação dos pacientes foi relatada por eles e pelos profissionais que os acompanham. CONCLUSÃO: A construção de ambientes de inclusão, valorização e socialização entre os participantes do projeto, promoveu o processo ensino-aprendizagem, fundamental na formação do profissional. O conjunto de ações realizadas para os pacientes e familiares estabeleceu um elo entre sociedade-acadêmico-universidade, articulando o ensino, a pesquisa e a extensão para a melhoria da qualidade de vida dos povos da Amazônia.
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