Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Universidade Federal do Pará |
AUTORES:
IRIS SILVA RODRIGUES (Co-Autor) RAFAELA DA SILVA MORAES (Co-Autor) BEATRIZ FERREIRA DIOGO (Co-Autor) PAULA MAYLLA BARBOSA SANTOS (Co-Autor) MOISÉS HAMOY (Orientador) NATÁLIA CRISTINA SILVA SIQUEIRA (Co-Autor) ANA PAULA PANTOJA MELO (Co-Autor) MARCOS RAIMUNDO PEREIRA DA SILVA (Co-Autor) VICTORIA WINKLER VASCONCELOS (Co-Autor) JAMILLY ALVES PADILHA (Autor) |
Título |
“Escola Satélite: estratégias multidisciplinares de consciência ambiental, cidadania e saúde” |
Palavras-Chave |
Prevenção, Cidadania e Saúde |
Resumo |
Introdução: Os projetos de extensão voltados às escolas públicas são um meio ativo no processo de ensino-aprendizagem para os acadêmicos e aos alunos das instituições escolares. O projeto “Escola Satélite” consiste na aproximação dos discentes de medicina a uma escola pública em Belém - Pará. Os estudantes trocaram experiências sobre bons hábitos de vida, visto que é uma região brasileira carente de informações primárias de prevenção em saúde. Objetivos: Avaliar a promoção de interação entre o acadêmico e a comunidade, a partir da participação do estudante na escola pública Dona Helena Guilhon no município de Belém – Pará, no período de março/2015 a fevereiro/2016. Metodologia: Foi aplicado um questionário para os acadêmicos de medicina voluntários do projeto “Escola Satélite: estratégias multidisciplinares de consciência ambiental, cidadania e saúde”, para favorer a integração escola-comunidade-universidade. Os estudantes de medicina analisados desenvolveram ações semanais sobre diversos temas, como: uso de drogas, sexualidade (IST), gravidez precoce, alimentação saudável e importância da prática de exercícios físicos. Dessa forma, foi possível avaliar a influência dessas práticas extensionistas na educação médica. Resultados: Apartir dos questionários aplicados aos acadêmicos constatou-se que: 80% dos acadêmicos relataram que tiveram o primeiro convívio com adolescentes de escolas públicas através do projeto; 60% nunca haviam desenvolvido atividades de promoção e prevenção de saúde; todos os voluntários adquiriram amplo conhecimento e experiência sobre os temas ministrados nas oficinas e ações desenvolvidas e declararam que o projeto é uma ferramenta fundamental à formação profissional por aproximar o acadêmico à comunidade. Conclusão: Com a atividades de extensão, os acadêmicos de medicina são inseridos na atenção primária, possibilitando a criação e o fortalecimento de vínculos com a comunidade e a aquisição de experiência na prevenção e promoção da saúde. |