Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Estadual de Campinas

AUTORES: Angela Maria Morais de Assis (Autor)
Celso Ribeiro de Almeida (Co-Autor)
Título
Brincadeira Séria na Comunidade
Palavras-Chave
academia, sociedade, troca de saberes
Resumo
A Coordenadoria de Assuntos Comunitários tem como papel fazer a interface entre a comunidade acadêmica e a sociedade, pela interação dialógica, apoiando, produzindo, coordenando ações de extensão. Nesse sentido, esse projeto visa atingir as crianças e adolescentes, estudantes da rede pública da região de Campinas, que passam boa parte do tempo em instituições, ONGs ou associações de bairro. Esse público é carente de recursos financeiros, de educação, de afeto e de estrutura familiar. A partir de estudo prévio da demanda de cada local atendido, os alunos da Unicamp, bolsistas de auxílio social do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), de acordo com as habilidades individuais e as respectivas áreas de conhecimento, auxiliam no planejamento e oferecem oficinas diversas, reforço escolar, incentivo à leitura, atividades de cultura e de esportes, minicursos e atividades que visem integrar, motivar e melhorar a concentração e a capacidade de raciocínio, despertando essas crianças e adolescentes para o reconhecimento de seu espaço e de seu valor na sociedade, além de momentos de lazer, brincadeiras e contação de histórias de forma lúdica. Quando possível são articulados passeios de interesse coletivo. Cada bolsista organiza e oferece suas atividades, sem comprometer os horários das aulas do curso regular de graduação. O Projeto atende em média 700 pessoas/mês e além dos benefícios pessoais, essas crianças e adolescentes levam para seu convívio as influências positivas de relações interpessoais. Esse Projeto beneficia pessoas carentes e contribui para que a Universidade cumpra seu papel social, inserindo os alunos da Unicamp, que a partir de seu saber específico e de habilidades pessoais vivenciam o trabalho comunitário, contribuem na formação das pessoas atendidas, desenvolvem habilidades didáticas e de como organizar os espaços. A troca de saberes enriquece a formação acadêmica e de cidadão, tornando-os mais fortalecidos e mais preparados para o mercado de trabalho.
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