Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CSA

Subárea: Comunicação

Órgão de Fomento: Pontifícia Universidade Católica de Campinas

AUTORES: Rita de Cássia Lunardi (Autor)
Título
COMUNICAÇÃO INTEGRADA – ATIVIDADES DE RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA INSTITUCIONAL PARA CÁRITAS CAMPINAS
Palavras-Chave
Comunicação Integrada; Cáritas Campinas; Relações Públicas
Resumo
Este projeto de Extensão relata os resultados de ações de Propaganda Institucional e de Relações Públicas desenvolvidas com a Cáritas Arquidiocesa de Campinas. Descreve a experiência de um trabalho de capacitação de pessoas, sem formação profissional na área da comunicação, para atuarem como divulgadores da Instituição, desenvolvendo atividades de comunicação a fim de valorizar sua imagem e promover o relacionamento com seus diversos públicos. O projeto nasce pela necessidade desta Instituição da Sociedade Civil conhecer práticas comunicacionais para a divulgação de suas atividades voltadas a assistência e a inclusão social de pessoas em situação de rua. A Cáritas coordena três projetos pioneiros na cidade oferecendo abrigos femininos e masculinos e como uma Organização sem fins lucrativos necessita de parceiros e doadores, sendo de vital importância a sua imagem institucional, a credibilidade nos serviços prestados e sua sustentabilidade financeira. O objetivo do projeto de Extensão foi relizar atividades de Comunicação Integrada planejadas, com resultados e ações assertivas e pertinentes aos públicos da Instituição, contribuindo para a visibilidade de seus projetos e valorização de sua imagem. A metodologia utilizada baseou-se em oficinas socioeducativas com o objetivo de estimular o público-alvo para uma atuação participativa e autônoma no desenvolvimento das atividades de divulgação. As oficinas foram realizadas, com linguagem simplificada, contemplando momentos de diálogo e incentivando a discussão dos temas propostos. Visando ainda o compartilhamento do conhecimento produzido na área acadêmica com a comunidade da Cáritas. Os assuntos foram apresentados pela oralidade, meios impressos e eletrônicos, alternando teoria, com a prática, para exercitar conceitos e já promover ações para a Instituição. Entre os resultados conseguidos está uma ação de relacionamento que gerou mais recursos financeiros para a Cáritas.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros