Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Ane dos Santos Viana (Autor) Duandys Ferreira de Sousa (Autor) Gleison de Oliveira Medeiros (Orientador) |
Título |
Programa de Formação Continuada de Professores do Ensino Básico em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). |
Palavras-Chave |
TIC’s , pedagógico , ensino |
Resumo |
Novas possibilidades de ensino emergem com o advento das tecnologias, propiciando um melhor aproveitamento pedagógico, potencializando o processo de ensino e oportunizando a descoberta de novas metodologias de ensino e aprendizagem por meio de recursos computacionais. Nesse contexto, faz-se necessário o aprimoramento da prática docente, a fim de incentivar o processo educativo e propiciar aos alunos novas formas de gerir e socializar o conhecimento. O projeto em questão teve como objetivo, promover a formação continuada de professores do ensino básico do Município Marabá - PA, para o uso das TIC’s no âmbito da prática pedagógica. A metodologia foi aplicada por meio de aulas expositivas dialogadas e aulas práticas em laboratório de informática específico, com softwares voltados para o ensino de disciplinas básicas, como matemática, biologia e história. No intuito de investigar o envolvimento do participante em relação ao projeto, aplicou-se um questionário eletrônico no início e no final de cada etapa. No questionário inicial observou-se que cerca de 90% dos entrevistados reconhecem a importância do papel das TIC’s como ferramenta de apoio pedagógico, e que dificuldades encontradas em sala de aula poderiam ser melhor tratadas com o uso das tecnologias, mas que desconhecem como implementar e/ou utilizar as ferramentas adequadas. 10% tem o conhecimento prático para utilização das ferramentas, porém não reconhecem sua importância na prática pedagógica. Ao final do projeto observou-se que 88% dos entrevistados declararam obter conhecimento suficiente para inserir e aplicar as TIC’s no contexto pedagógico. 12% revelou que tem o conhecimento prático e teórico para inserir e aplicar as TIC’s no contexto pedagógico, porém não optariam por essa metodologia, alegando que tais práticas fugiriam do contexto histórico de algumas disciplinas básicas. Por fim, conclui-se que objetivo do projeto foi alcançado, contribuindo na formação de professores do ensino básico. |