Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

AUTORES: ANA CRISTINA FERREIRA (Autor)
Camila Antunes Honorato (Co-Autor)
Patrícia de Miranda Coelho Pinto (Co-Autor)
Título
Educação Matemática Inclusiva e desenvolvimento profissional: ações voltadas para a inclusão de alunos surdos e cegos nas aulas de Matemática
Palavras-Chave
Educação Matemática; Educação Inclusiva; Desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática
Resumo
A partir da década de 1990, houve a ampliação das discussões e ações relacionadas à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino. Contudo, a formação dos professores para atender a essa nova realidade não acompanhou o mesmo ritmo. Nesse contexto, em parceria com a Superintendência de Ensino de Ouro Preto, Secretaria de Educação de Ouro Preto e Secretaria de Educação de Mariana, bem como com os coordenadores do Programa "Ufop com a escola", propusemos um projeto de extensão organizado em duas dimensões:a. levantamento acerca da situação atual da rede pública de ensino de Ouro Preto e Mariana em relação à existência e atendimento de alunos cegos ou surdos na Educação Básica, acompanhado das demandas e necessidades expressas pelos professores que ensinam Matemática para esses alunos e, b. a realização de oficinas voltadas para o atendimento de tais demandas. Serão convidados a participar dessas oficinas, além de professores que ensinam Matemática na Educação Básica, estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Nessas oficinas, buscaremos promover a sensibilização de futuros professores e professores para uma Educação Matemática Inclusiva. Proporemos ainda a criação de um grupo de trabalho, no qual esperamos construir, coletivamente, propostas de ensino de Matemática em uma perspectiva de inclusão. Em síntese, o propósito deste projeto é contribuir para o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores no que tange à inclusão de alunos cegos ou surdos em salas de aula regulares de Matemática da Educação Básica. O projeto teve início em março de 2016 e se encontra na fase de levantamento de informações e realização de entrevistas com professores que atuam em classes nas quais há alunos cegos ou surdos. Esperamos apresentar no CBEU resultados preliminares desta etapa e das primeiras oficinas que serão desenvolvidas em agosto de 2016.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros