Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Uberlândia

AUTORES: Paula de Freitas Moreira Gomes (Autor)
Benvinda Rosalina dos Santos (Orientador)
Marcos Martins da Costa (Autor)
Hellen Carolina Bernardes Silva Ribeiro (Autor)
Daniela Margarida Ferreira da Silva (Autor)
Fernanda Caroline Silva Paula (Autor)
Gabriel Terencio Soares (Autor)
Lauryelly Rosa Peixoto (Autor)
Eliziane Santos Medeiros (Autor)
Renata de Paula Vargas (Autor)
Anna Luiza Dantas Da Costa Pereira (Autor)
Carolina Marquez Lima (Autor)
Caroline Marques Alves (Autor)
Isabela Souto Siqueira (Autor)
Rafaela Pires Rodrigues dos Santos (Autor)
Mariana Pereira de Moraes (Autor)
Natalia Caroline Alves (Autor)
Edimilson Martins Florêncio Junior (Autor)
Sara Carvalho da Silva (Autor)
Ana Clara França de Souza (Autor)
Daniela Martinelli Bel (Autor)
Título
ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: VISÃO DOCENTE ACERCA DA ATUAÇÃO DO GETAD
Palavras-Chave
adolescentes, abuso de drogas, professores
Resumo
Introdução: Atualmente um dos principais problemas de saúde pública é o abuso de drogas ilícitas. Este uso na puberdade e adolescência acarreta sérios danos no neurodesenvolvimento. As drogas de abuso agem no córtex pré frontal e sistema límbico, que são áreas responsáveis pela auto regulação dos comportamentos, emoções e sistema de recompensa, podendo causar ainda mais danos durante a adolescência, fase em que estas áreas encontram-se em franco desenvolvimento. Assim, foi criado o Grupo de Estudos e Tratamentos do Abuso de Drogas (GETAD) para levar conhecimento sobre as drogas e seus efeitos na escola e comunidade. Objetivos: Compreender a repercussão do programa no engajamento da escola e da comunidade quanto ao uso de drogas de abuso licitas e ilícitas, sob a perspectiva de professores e funcionários das escolas públicas recrutadas. Metodologia: Foram aplicados questionários aos funcionários das escolas Hilda Leão Carneiro e Jardim Ipanema, com a finalidade de qualificar o projeto. Em seguida os mesmos foram analisados e comparados a fim de compreender os aspectos positivos e negativos do projeto e, assim, entender como intensificar a efetividade do programa. Resultados: Do total de questionários aplicados aos professores e funcionários das escolas, 13 foram analisados. Destes, 77% consideraram entre excelente e muito bom e 23% bom o impacto do GETAD na competência profissional e nas crenças de confiança individual e coletiva nas competências de ensino; 61% acreditam ter sido bom e 39% excelente o efeito do programa no desempenho cívico dos alunos; e 70% se mostraram extremamente satisfeito com o conteúdo abordado pelo grupo. Conclusão: Segundo uma parcela dos funcionários das escolas; o GETAD impactou positivamente na qualidade da relação entre professor-aluno, no sucesso escolar e na ligação pais-comunidade-escola, de modo que foi recomendado o aumento da área de abrangência do programa, assim como uma extensão do tempo de ação do mesmo em cada escola.
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