Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Uberlândia

AUTORES: Maria Luiza Nunes Gentil (Autor)
Lucas Gondim Zech (Autor)
Sofia Alves e Silva (Autor)
Nilton Pereira Junior (Autor)
Título
Direito à Saúde e Educação Popular no Assentamento Maná
Palavras-Chave
Educação Popular em Saúde; Direito à Saúde; Reforma Urbana
Resumo
Introdução: Desde o início de 2015 vem sendo desenvolvido por alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) um projeto de extensão popular no assentamento urbano Maná. Desde o início, o projeto visa a construção de espaços democráticos entre os estudantes, as lideranças e a comunidade, buscando apoiar a mobilização em torno do acesso aos serviços de saúde, reconhecendo os determinantes sociais do processo de saúde e adoecimento, assim como elaborando estratégias coletivas e participativas de transformação da realidade de desigualdade social. Método: O grupo, de aproximadamente 20 alunos, realizou visitas aos moradores do assentamento quinzenalmente, para conhecerem a realidade e as demandas daquela população, sem roteiro pré-estruturado, a fim de criar um vínculo dos estudantes com a comunidade. Foram feitas também reuniões semanais entre alunos e docentes, para discussão de textos relacionados à educação popular e compartilhamento das experiências vividas no assentamento. Além disso, foram feitas reuniões periódicas com as lideranças comunitárias do Movimento dos Sem Casa (MSC) a fim de desenvolver conjuntamente as ações de educação popular em saúde. Resultados: A partir da construção conjunta com as lideranças comunitárias, foram desenvolvidas oficinas de cultura e educação em saúde e rodas de conversa com moradores que abordaram a compreensão da determinação social do processo saúde-doença. Além disso, com a entrada de estudantes de diversos outros cursos da saúde em 2016, as potencialidades do projeto e sua abordagem se tornaram ainda mais ampliadas, multiprofissionais e intersetoriais. Conclusão: Inicialmente, a grande conquista do projeto foi a transformação profunda do olhar dos estudantes sobre o papel do profissional de saúde e a realidade de seu país, somada à possibilidade de contribuir com a luta pelo direito à moradia e vida digna, buscando o empoderamento da comunidade acerca de sua própria saúde.
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