Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Magyda Arabia Araji Dahroug Moussa (Autor)
Paula Helena Santa Rita (Co-Autor)
Rosalia Marina Infiesta Zulim (Co-Autor)
Natália Gimenes Zampieri (Colaborador)
Moisés Pombo Palhares (Colaborador)
Jean Carlos Cacho (Colaborador)
Mozarth Vieira (Colaborador)
Karime Mathias da Silva (Colaborador)
Adriani Pires Pereira (Colaborador)
Aline Franco da Silva (Colaborador)
Nathália Gabrielle Cordoba (Colaborador)
Título
ABORDAGEM SOBRE ZOONOSES PARA PÚBLICO INFANTO JUVENIL DE ESCOLAS MUNICIPAIS DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL
Palavras-Chave
Fantoche humano, zoonoses, prevenção.
Resumo
Zoonoses são doenças que podem ser transmitidas entre os animais vertebrados e o homem. Os agentes que desencadeiam essas afecções são microorganismos diversos, como bactérias, fungos, vírus, entre outros. Ensinar na extensão sobre essas doenças para crianças é investir no alicerce educação, pois elas possuem uma capacidade natural de propagar as informações que assimilam. Com isso, o objetivo do projeto “Saúde Pública em Ação e Extensão UCDB”, da Universidade Católica Dom Bosco, é levar o conhecimento das principais zoonoses que acometem o estado de Mato Grosso do sul, enfatizando as medidas de controle e prevenção. Dentre as principais doenças, destacamos a Leishmaniose, Raiva, Toxoplasmose e Cisticercose. Alunos da Medicina Veterinária, Biologia, Enfermagem e Biomedicina participam do projeto. Como metodologia para alcançar crianças utilizamos fantoches humanos (teatro), onde são criadas situações do cotidiano relacionadas com essas zoonoses, além de atividades educacionais e jogos interativos para auxiliar a aprendizagem e fixação do conteúdo. Para o público pré-adolescente e adolescente é ministrada palestra, abordando a mesma temática. No ano de 2015, cerca de 5500 crianças e adolescentes participaram do projeto. Observamos com essa metodologia um elevado grau de interesse e uma troca de experiência da realidade delas com a equipe do projeto. Alguns pais relataram que as crianças que participaram do projeto traçaram medidas corretivas em casa visando o controle e a prevenção de zoonoses. Com isso, concluímos que essa metodologia aplicada na Extensão universitária tem apresentado resultados satisfatórios, principalmente por tratar de um assunto tão importante na sociedade. Neste ano, os alunos terão a oportunidade de conhecer os vetores de diversas doenças por meio de visualização no microscópio, lupas e insetários. Esperamos com isto, agregar conhecimento e tornar real a importância da prevenção a fim de melhorar a saúde pública como um todo.
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