Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio de Janeiro

AUTORES: Susiane Ferreira Machado (Autor)
João Marcelo da Costa Rodrigues (Autor)
Patrícia de Oliveira da Mota (Autor)
Suzana Wiltgen Mancebo (Autor)
Título
(RE)CONHECIMENTO DO LUGAR - INTRODUÇÃO AO USO DE IMAGENS, MAPAS E MAQUETES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TERESÓPOLIS (RJ)
Palavras-Chave
Educação Ambiental, Geografia, Oficina Didática.
Resumo
O município de Teresópolis, Região Serrana do RJ, tem histórico recente de desastres naturais, com graves danos materiais e à vida da população, com possibilidade de novos eventos catastróficos. Para saber como tem sido desenvolvida a Educação Ambiental(EA) nos espaços escolares, vem sendo aplicado um questionário nas escolas rurais de Teresópolis, buscando informações sobre áreas afetadas pela catástrofe de janeiro de 2011. Dados obtidos revelam elementos importantes da EA, ligados aos principais objetivos dos projetos, interação e participação da comunidade, fatores de inserção da EA nas escolas, temas prioritários, dificuldades para o seu desenvolvimento etc. Verificando-se o predomínio de situações de fraca relação da EA com a comunidade. Assim, algumas questões são levantadas sobre a influência das condições de infraestrutura das escolas no (in)sucesso da EA e os fatores que interferem na motivação do professor, do aluno e interação com as comunidades. Junto a estas investigações, e alimentada por elas, vêm sendo desenvolvidas oficinas pedagógicas nas escolas. A Oficina “(Re)conhecimento do Lugar – introdução ao uso de imagens e maquetes” realizada em setembro de 2015 com alunos da E. M. Fazenda Alpina, abrangeu exercícios de orientação em campo e com uso de mapas, imagens e maquetes, buscando exercitar a habilidade de localização na superfície terrestre e assim facilitar a leitura e o manuseio desses instrumentos. Tais ferramentas foram usadas no reconhecimento do espaço vivido e na discussão das representações frente ao que se vê no “mundo real”, sendo alvo de discussões teóricas e práticas durante a fase preparatória da oficina, no âmbito do RCS Projeto de Extensão em Geografia.O conjunto de atividades visa identificar onde e como a EA vem sendo desenvolvida com sucesso, estimular a diversidade de projetos nas escolas públicas, sua interação com as comunidades e elaborar estratégias dialógicas para a construção de conhecimentos sobre o ambiente local.
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