Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Laura Verbena (Autor)
Maria Laura Rodrigues Lins (Autor)
Adriano da Costa Pereira Barbosa (Autor)
Kamanda Sabino Batista (Autor)
Ruthi Hiorrana Lima dos Santos (Autor)
Andrezza Araújo do Nascimento (Autor)
Nicole Gomes Cavalcante (Autor)
Jose da Paz Oliveira Alvarenga (Orientador)
Dailton Alencar Lucas de Lacerda (Orientador)
Título
O Programa “Mais Saúde na Comunidade: ação interdisciplinar de práticas integrais de cuidado em saúde da família, saúde do trabalhador e inclusão da pessoa com deficiência” implementa ações de tutorias domiciliares, enquanto prática de extensão popular.
Palavras-Chave
Promoção da Saúde, Cuidado em Saúde, Visita Domiciliar, Família, Comunidade, Extensão Popular
Resumo
INTRODUÇÃO: O Programa “Mais Saúde na Comunidade: ação interdisciplinar de práticas integrais de cuidado em saúde da família, saúde do trabalhador e inclusão da pessoa com deficiência” implementa ações de tutorias domiciliares, enquanto prática de extensão popular. A visita domiciliar representa uma estratégia de promoção à saúde da família na comunidade, possibilitando aproximar o profissional aos indivíduos, buscando compreender seus cotidianos e as relações interpessoais no território onde vivem, no contexto da Estratégia Saúde da Família. OBJETIVO: Descrever experiências de extensionistas, do Programa “Mais Saúde na Comunidade”; em ações multiprofissionais e interdisciplinares de promoção da saúde da família, a partir da realização de tutorias domiciliares. METODOLOGIA: Relato da Experiência de estudantes tendo como pressuposto teórico metodológico a Educação Popular e a Educação Permanente em Saúde; preconizando a participação reflexiva dos sujeitos. As tutorias, feitas por duplas de extensionistas, acontecem semanalmente na Comunidade Grotão, em João Pessoa-PB. As famílias assistidas, cadastradas na Unidade Integrada de Saúde da Família do Grotão, são selecionadas pelos Agentes Comunitários de Saúde a partir de suas necessidades e não portam doenças transmissíveis. RESULTADOS: A estratégia de promoção e do cuidado em saúde da família permite a reflexão e intervenção dos estudantes, professores e trabalhadores de saúde sobre o cuidado integral no espaço domiciliar, a partir da realização de trabalhos educativos em saúde, considerando aspectos psicossociais, econômicos e culturais; gerando assim a ampliação do conceito de cuidado, na perspectiva da integralidade CONCLUSÃO: As tutorias propiciam interação dos estudantes com as famílias, assegurando formação de vínculo, realização de um trabalho horizontal e de educação em saúde; oportunizando vivência em formação acadêmica com reorientação do perfil profissional.
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