Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do ABC

AUTORES: THALES LIFERSON DA SILVA (Autor)
Leonardo José Steil (Orientador)
Título
A IMPORTÂNCIA SOCIAL DOS CURSINHOS POPULARES COMO PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SEUS IMPACTOS NA COMUNIDADE E NO MEIO ACADÊMICO
Palavras-Chave
Cursinhos populares, projeto de extensão universitária, educação
Resumo
Na década de 1990, ocorreu a expansão de grande parte do ensino médio no Brasil, carregando nos anos subsequentes uma série de críticas vinculadas à qualidade do sistema educacional do país. É nesse complexo contexto que nascem os cursinhos populares como espaços de diversidade cultural e cidadania, cujo principal objetivo é tornar o ensino superior mais inclusivo através do incentivo das camadas populares a ingressarem na Universidade. A fim de apresentar as conclusões da Iniciação Científica, cujo tema é o impacto dos cursinhos populares como projetos de extensão universitária, no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária de 2016, o projeto ainda se encontra na fase de desenvolvimento e apresentará seus resultados na data do evento. O objeto de estudo desenvolvido não se baseou completamente em estudos semelhantes devido à escassez de pesquisas nesta área com a mesma abordagem metodológica, consistindo na aplicação de um questionário, previamente elaborado e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do ABC, mediante entrevista com os participantes dos cursinhos populares (professores, alunos, ex-alunos e gestores). O objetivo central desta Iniciação Científica é avaliar o papel dos cursinhos populares como projetos de extensão universitária, evidenciando seu papel inclusivo e transformador da comunidade, através de relatos de seus alunos, ex-alunos, professores e gestores. Ao longo da construção metodológica desta pesquisa a ser apresentada, foi definido o público alvo junto com um levantamento dos cursinhos populares (projetos de extensão universitária) em atividade na região da Grande São Paulo, definindo quais deles seriam colaboradores da pesquisa, sendo seguida pela etapa analítica de abordagem quantitativa e qualitativa das variáveis estudadas. A escassez de pesquisas semelhantes nesta área justifica a importância da pesquisa atrelada aos projetos de extensão universitária.
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