Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Vale do São Francisco

AUTORES: José Victor de Sousa Marques (Autor)
Paulo Wesley Santos de Oliveira (Co-Autor)
Adriana Gradela (Co-Autor)
Marcelo Domingues de Faria (Orientador)
Título
MUSEU ITINERANTE DE ANATOMIA ANIMAL DA UNIVASF E PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM (PE): TRABALHO SINÉRGICO PARA A POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA
Palavras-Chave
Popularização da ciência, Metodologias pedagógicas alternativas, Museologia.
Resumo
INTRODUÇÃO: O museu é o local que permite compartilhar informações que remetem à historia, ciência, cultura, dissemina o aprendizado junto à comunidade, a partir da visita da visitação do público. O Museu Itinerante de Anatomia Animal (MIAA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) leva à população um acervo museológico composto de peças anatômicas oriundas de animais domésticos, exóticos e silvestres do Bioma Caatinga, permitindo o entendimento e o conhecimento tridimensional de diferentes segmentos corpóreos. OBJETIVOS: Popularizar a ciência anatômica junto à comunidade local, bem como incutir conceitos importantes sobre a conservação das espécies nativas e o risco da caça predatória à saúde humana. METODOLOGIA: No dia 10 de abril de 2015, o MIAA/UNIVASF realizou exposição de seu acervo na Escola Dr. Romão Sampaio, situada no Município de Jardim (PE). Na ocasião, foi exibida ao público presente parte do acervo museológico, composta de aproximadamente 100 peças anatômicas oriundas de diversas espécies de animais domésticos, silvestres e exóticos, dentre esqueletos articulados e desarticulados, criodesidratações, taxidermias, órgãos embalsamados e incrustações em resina acrílica. RESULTADOS: Com a exposição realizada, foram beneficiadas 2.987 pessoas, compreendendo discentes do 1° ao 3° ano do ensino médio, com faixa etária de 14 a 18 anos. O trabalho permitiu difundir saberes anatômicos, bem como aproximar a sociedade ao ambiente acadêmico. CONCLUSÃO: Conclui-se assim que o Museu Itinerante de Anatomia Animal levou aos visitantes informações e conhecimentos que, até então, eram restritos a comunidade acadêmica. Foi possível notar que o aprendizado anatômico se dá de forma mais eficaz, mediante a utilização de peças que permitem o conhecimento tridimensional dos diversos segmentos corpóreos.
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