Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Pará

AUTORES: IRIS SILVA RODRIGUES (Co-Autor)
ISIS JASPE REIS DA SILVA (Co-Autor)
JAMILLY ALVES PADILHA (Co-Autor)
GABRIEL DA SILVA (Co-Autor)
VICTORIA WINKLER VASCONCELOS (Co-Autor)
MARCOS RAIMUNDO PEREIRA DA SILVA (Co-Autor)
BEATRIZ FERREIRA DIOGO (Co-Autor)
MARIA DO SOCORRO MARQUES (Orientador)
KAREN CAROLINE VIEIRA DOS SANTOS (Co-Autor)
Título
ZIKA, DENGUE E CHIKUNGUNYA: PREVENÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE EM BELÉM – PA.
Palavras-Chave
Prevenção, Informação, Educação
Resumo
Introdução: Em vista da rápida disseminação de doenças causadas pelo vetor aedes aegypti, alunos do terceiro semestre do curso de medicina da Universidade Federal do Pará, elaboraram um projeto de extensão que foi desenvolvido na Estratégia Saúde da Família da Radional II, no bairro da Condor, no município de Belém - Pará. Objetivo: Promover educação em saúde tendo uma abordagem informativa tanto para usuários de uma unidade de saúde em Belém e comunidade abrangente quanto para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Metodologia: Foram realizadas 4 ações educativas com 3 abordagens distintas. (1) Capacitação dos ACS com palestra sobre Dengue, Zika e Chikungunya; (2) Sala de espera, onde os acadêmicos puderam interagir diretamente com os pacientes que aguardavam a consulta, sendo utilizado um banner explicativo mostrando a diferença das doenças a fim de tirar as dúvidas; (3) Ação nas microáreas, com distribuição de panfletos e adesivos para a comunidade e os fixando em estabelecimentos comerciais. Resultados: 60% dos ACS participaram da capacitação, onde houve um comprometimento de passar as informações aprendidas para os usuários da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Houve cobertura de 60% das 10 microáreas da ESF Radional II com a entrega de panfletos. Na sala de espera, haviam 32 pacientes, destes 75% demonstraram atenção e interesse sobre o assunto abordado e 50% interagiram com os alunos, tirando as suas dúvidas e relatando experiências pessoais. Conclusão: Viu-se a relevância de ações voltadas à comunidade, pois houve importante sensibilização da população que mostrou-se receptiva e disposta a praticar o que lhes foi proposto. Os acadêmicos, por sua vez, puderam entrar em contato com a realidade da população assistida pela unidade de saúde, sentiram-se entusiasmados por terem influenciado e ajudado diretamente o seu local de aprendizagem.
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