Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

AUTORES: Jasmine Jacyara Gonçalves (Autor)
Ana Carolina da Silva Santos (Autor)
Iara Proença Xavier (Autor)
Déborah Gomes Fernandes (Autor)
Angélica Alves Lima (Orientador)
Título
Planejamento visual de uma apostila sobre HPV e Câncer do colo do útero para Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem no município de Ouro Preto, MG.
Palavras-Chave
Estética, Educação em Saúde, HPV
Resumo
Introdução: No Brasil, o câncer cervical ou do colo do útero é o terceiro tipo de neoplasia mais comum na população feminina. A infecção persistente pelo Papilomavírus Humano (HPV) constitui a principal causa desta neoplasia. Assim, como estratégia para reduzir os casos de câncer de colo do útero, o Ministério da Saúde incluiu a vacina contra o HPV no Calendário Nacional de Vacinação para as adolescentes de 9 a 13 anos de idade. A fim de auxiliar em programas de saúde pública, vários países vem realizando estudos de conhecimento sobre HPV e câncer cervical e estabelecendo práticas educativas sobre esse tema. Pensar no público que se quer atingir e utilizar recursos visuais adequados é fundamental para a confecção de um instrumento informativo/educativo. Objetivo: Planejamento visual de uma apostila sobre HPV, câncer cervical e vacina contra este vírus, a ser utilizada em ações educativas voltadas aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Técnicos de Enfermagem (TE) do município de Ouro Preto. Metodologia: Partindo de um estudo anterior sobre conhecimento dos ACS e TE sobre HPV e câncer cervical e de um levantamento do material já disponível sobre o tema, foi realizado o planejamento visual e a adequação de linguagem para o material. Foram utilizados desenhos, imagens e a técnica de diagramação para compor o design da apostila, por meio do uso dos programas Photoshop, IIllustrator e Indesign, todos do pacote Adobe. Resultado: Este trabalho resultou em uma apostila, voltada especificamente para ACS de TE, considerando suas dúvidas, interesse e curiosidade sobre o tema, em linguagem adequada para facilitar a leitura e utilização por estes profissionais. Conclusão: As imagens e técnicas gráficas utilizadas tornaram o material mais acessível e atraente para a utilização nas práticas educativas. A estética estimula o interesse do leitor, facilita a compreensão textual e amplia o processo comunicativo.
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