Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

AUTORES: Marília Oliveira Silva (Autor)
Yaskra Vieira Alexandre (Co-Autor)
Angélica Almeida de Sousa (Orientador)
Paulo Henrique Freitas Maciel (Orientador)
Ana Carmita Bezerra de Souza (Orientador)
Título
Construindo a Escola Livre
Palavras-Chave
Educação; Pedagogia; Libertadora.
Resumo
Submeter a criança, desde os primeiros anos escolares, a uma dinâmica de absorção de conhecimento, semelhante a uma linha de montagem de uma fábrica fordista é uma grande deformação e não contribui para construir uma sociedade baseada nas relações humanas solidárias. Não se trata de não estudar os conteúdos historicamente produzidos e sistematizados pela humanidade, mas de fazê-lo numa perspectiva de se apropriar do conhecimento e não apenas fazer dos estudantes meros repetidores. Nesse sentido, foi criado um projeto de extensão, na Universidade Federal do Cariri-UFCA, denominado Construindo a Escola Livre, com o intuito de criar uma escola de Educação Infantil e numa perspectiva de formação humana e libertária, em que o educando é o objeto e, o educador, o sujeito desta relação de aprendizagem. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar as ações realizadas no projeto de extensão Construindo a Escola Livre, através de cine debates com discussões acerca da temática abordada, divulgação do projeto e das suas ações em redes sociais, bem como, visitas a instituições de ensino, as bolsistas e coordenadores do projeto estão tentando mobilizar pais, estudantes e profissionais da cidade de Juazeiro do Norte para construírem junta a proposta de uma escola diferenciada, pautada em práticas pedagógicas alternativas, com foco no desenvolvimento integral do indivíduo, priorizando a formação humana e menos conteudista. Com as atividades já desenvolvidas está sendo possível mobilizar a comunidade acadêmica, estudantes e servidores da UFCA com participação nas discussões e se mostrando disponíveis para ajudar nessa construção, a mobilização e envolvimento do público externo ainda precisa ser mais estimulado e buscado. Nota-se que o projeto Construindo a Escola Livre já caminha para o seu maior objetivo, passo este relevante, pois após a disseminação mais aprofundada da ideia que o projeto visa alcançar é que poderá de fato construir a Escola Livre.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros