Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Cultura Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Roseany Severo da Silva (Autor) Rosemary Severo da Silva (Co-Autor) Cleonisia Alves Rodrigues do Vale (Orientador) |
Título |
FEIRA CARIRI CRIATIVO: UMA AÇÃO CONJUNTA DE EXTENSÃO E CULTURA PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO |
Palavras-Chave |
Desenvolvimento, Cultura, Cariri Cearense |
Resumo |
A Feira Cariri Criativo é uma ação da Universidade Federal do Cariri, realizada pelo Programa de Extensão de Fomento à Economia Criativa do Cariri, projeto de Cultura Birô Cariri e pela Rede de Empreendedores Criativos do Cariri. A ação tem parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, Secretaria de Cultura do Crato, SEST/SENAT e o Geopark Araripe. É realizada mensalmente desde novembro de 2014 e atualmente é composta por 24 empreendimentos criativos. Apresenta-se como uma plataforma de trabalho não tradicional, estimula e viabiliza o trabalho de diversas áreas para mais pessoas, fortalecendo os setores criativos da região com base nos princípios da economia solidária, diversidade cultural e inovação. É realizada na antiga RFFSA do Crato, com o objetivo de reunir empreendedores criativos, grupos e coletivos de cultura e arte e organizações ligadas aos temas da cultura, arte e criatividade no Cariri e promover fruição cultural e negócios criativos. O grupo de expositores se institucionalizou como associação em março de 2016, é apoiado e orientado através da metodologia de incubação pelos projetos em parceria com a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (UFCA). Destaca-se como principais resultados até 05/2016: 19 edições da Feira Cariri Criativo; apresentação de 36 grupos musicais, 124 músicos e 22 DJ’s; exibição de 14 filmes seguidos de debate com os realizadores; montagem de 02 exposições; realização de 01 intervenção de arte urbana; apresentação de 04 espetáculos de teatro; criação de 10 estampas Cariri Criativo Convida; 12 oficinas abertas ao público; 49 empreendimentos criativos apoiados desde 2014; e aproximadamente R$ 82.579,00 em vendas. São muitos os desafios para se alcançar a efetiva participação dos empreendedores e a autogestão. Porém, a ação já conta com um grupo coeso e o reconhecimento da comunidade, consolidando-se na agenda cultural da região. |