Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: ivana sales santos (Autor)
Izadora dos Santos Pires (Autor)
Tsylla Madowry de Souza Bouças Nascimento (Autor)
Kelly de Santana Santana (Autor)
Clarivaldo S. Sousa (Orientador)
Título
Experimentos com materiais de baixo custo: Uma alternativa para complementação do ensino e aprendizagem
Palavras-Chave
PIBID; Materiais de baixo custo; Ensino de Química.
Resumo
A presente oficina foi realizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) durante o ano letivo de 2015, com alunos do 9º ano de Ensino Fundamental da Escola Dinorah Lemos da Silva na cidade de Amargosa/BA. O tema da oficina foi Técnicas de Separação de Sistemas Químicos tendo o objetivo de atrelar a teoria à prática. Em tal atividade, priorizou-se a investigação por meio da coletividade. Utilizou-se como instrumento a experimentação, com o intuito de que os alunos participassem ativamente, socializando o conhecimento, em vez de agirem como expectadores. Os alunos, separados em cinco grupos, foram instruídos a relacionar cada uma das seguintes técnicas de separação: 1)Decantação; 2)Filtração; 3)Catação; 4)Ventilação; 5)Floculação, aos kits que lhes foram apresentados, conforme segue: a)água, óleo, copo, algodão e funil de garrafa pet; b)papel filtro, água e areia; c)arroz, feijões e pinça; d)amendoim e palha, e)serragem, areia e água. Cada grupo tinha um bolsista mediando as discussões. Os alunos discutiram questões tais como: a)se sistemas eram homogêneos ou heterogêneos; b)quantidade de fase; c)qual técnica de separação seria utilizada; d)qual o material adequado para realizar a separação do sistema. Após todos os alunos concluírem o experimento eles explicaram para toda turma como separaram os materiais, descrevendo os aspectos destes. Percebeu-se que os alunos tiveram dificuldades iniciais em classificar o sistema quanto homogêneo e heterogêneo e qual o nome da técnica utilizada no experimento. Contudo, a presença dos bolsistas supervisionando cada grupo foi essencial para sanar tais dificuldades. A realização dessa oficina foi de grande valia, pois os alunos puderam aprender sobre o conteúdo e conseguiram compartilhar com os colegas os conhecimentos adquiridos. Além disso, possibilitou a nós bolsistas mais uma experiência na formação docente.
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