Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio de Janeiro

AUTORES: Soraya da Conceição Telles Silva (Autor)
Suelen Gemaque Pinho (Autor)
Claudia Reinoso Araújo de Carvalho (Orientador)
Ana Terra Guazzelli (Co-Autor)
Carolina Rebellato (Orientador)
Viviane Santos da Silva (Co-Autor)
Título
CONSTRUÇÕES DE SABERES COM IDOSOS SOCIALMENTE VULNERÁVEIS NA EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UFRJ
Palavras-Chave
Terapia Ocupacional; Gerontologia; Educação Superior.
Resumo
Introdução: A participação do aluno em atividades nos três pilares que compõe o ambiente acadêmico, ensino, pesquisa e extensão, permite a construção de conhecimentos e a elaboração de processos reflexivos sobre o campo de atuação. Destaca-se a extensão como a aproximação da universidade e a comunidade, possibilitando experiências acadêmicas que darão suporte para a vida profissional. Os sujeitos das comunidades onde os projetos de extensão ocorrem apresentam papel fundamental no processo de construção dos saberes. Objetivo: Descrever a importância da troca de conhecimentos com idosos em situação de vulnerabilidade social e a contribuição dessa experiência na formação do terapeuta ocupacional. Metodologia: Foram utilizados relatórios escritos baseados na experiência empírica das acadêmicas do projeto de extensão “A Terapia Ocupacional no atendimento a idosos em situação de vulnerabilidade social”, desenvolvido na Central de Recepção de Idosos Pastor Carlos Portela (CRIPCP) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro. Resultados: A valorização do conhecimento de cada idoso participante e do conhecimento coletivo do local foi fundamental pois possibilitou ampliar, aprofundar e enriquecer as intervenções realizadas. As trocas ocorreram de maneira horizontal, favorecendo a construção de vínculo e viabilizando intervenções terapêuticas ocupacionais com participação ativa dos idosos. Essa valorização do saber permitiu que cada sujeito se sentisse reconhecido e respeitado, não apenas naquele momento, mas também toda sua trajetória de vida e experiências adquiridas. Conclusões: Identificamos a importância de estabelecer as relações horizontais com o público de atuação que favoreceram a construção das intervenções, auxiliando na elaboração de ações significativas para todos. O projeto possibilitou a troca constante de vivências entre os idosos que sempre foram incentivados a quebrar barreiras referente a autoestima, motivação e autoexpressão. Área temática: saúde
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