Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Juiz de Fora

AUTORES: Dayany Leonel Boone (Autor)
Alice Marge de Aquino Guedes (Autor)
Samanta de Abreu Gonçalves (Autor)
Rafael Gomes Lobão (Autor)
Letícia Meyer Ulhôa (Autor)
Paulo Roberto Rodrigues Bicalho (Autor)
Thiago Lorentz Pinto (Autor)
Título
POPULARIZAÇÃO DO SUPORTE BÁSICO DE VIDA
Palavras-Chave
suporte básico de vida, parada cardiorrespiratória, educação continuada
Resumo
O Suporte Básico de Vida (SBV) desempenha um papel fundamental frente ao atendimento extra e intra-hospitalar de uma Parada Cardiorrespiratória (PCR). Manobras simples, quando realizadas da maneira correta, podem ser importantes para prevenir a deterioração das funções cardíacas e neurológicas de um paciente em PCR. Existem evidências que indicam a redução da mortalidade dos pacientes em PCR através de um SBV eficaz. Torna-se necessário, portanto, buscar a transmissão de conhecimentos referentes à realização das manobras de SBV, para que haja efetividade do socorro prestado tanto por leigos quanto por profissionais de saúde. O objetivo do projeto é promover treinamentos, teóricos e práticos, de SBV para funcionários de unidades de saúde e estudantes de medicina, bem como valorizar a educação continuada, a prevenção de acidentes e a promoção da saúde. Utiliza como métodos a promoção de cursos gratuitos, tais como atendimento inicial ao trauma, RCP, choque elétrico, queimaduras, desobstrução de vias aéreas, afogamento, AVE, emergências glicêmicas, acidentes com animais peçonhentos e com crianças. Ocorrem por meio de aulas expositivas e treinamentos em manequins, cujas turmas são compostas por 20 alunos, um professor responsável e dois monitores, além da confecção e distribuição de apostilas sobre SBV para o público alvo. Como resultados, esse projeto proporciona treinamento teórico e prático, que desenvolvem habilidades didáticas e efetivas de abordagem, além de conferir um direcionamento aos leigos, instruídos em como proceder nessas situações. O aproveitamento teórico é detectável através de perguntas, questionários e simulações, porém espera-se que esse aprendizado seja reprodutível na prática, em casos reais, onde o SBV é necessário. O projeto promove uma educação continuada tanto da população leiga quanto de profissionais da saúde, permitindo que as noções básicas de socorro sejam fixadas e colocadas em prática, a fim de se evitar danos maiores ao paciente.
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