Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte

AUTORES: Simone Almeida Gavilan Leandro da Costa (Colaborador)
Christina da Silva Camillo (Co-Autor)
Jean Carlos da Silva Nascimento (Co-Autor)
Ana Kaline de LIma (Co-Autor)
Ana Beatriz Melo Martins (Autor)
Juliana Cristina Victor do Nascimento (Co-Autor)
Sadeu Gomes Fernandes (Co-Autor)
Laize Regina Palhares de Lima (Co-Autor)
Lucas dos Santos Lisboa (Co-Autor)
Emanuel Linegley Ribeiro da Silva Júnior (Autor)
thiago almeida santoro (Co-Autor)
José Custódio da Silva (Co-Autor)
Gustavo magno Lima Ambrósio (Co-Autor)
Vanessa Augusta M. Silveira (Co-Autor)
joão Marcus Bezerra (Co-Autor)
Vera Regina Costa Leite (Colaborador)
Título
TEATRO MAMBEMBE DO MUSEU DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS: LEVANDO CIÊNCIA AO RIO GRANDE DO NORTE.
Palavras-Chave
Museu; teatro científico; ludicidade.
Resumo
A ciência como componente curricular está presente em todos os anos do currículo escolar, do ensino fundamental ao médio, e se configura como uma das mais amplas áreas de conhecimento. Essa vasta gama de conhecimento, algumas vezes acarreta em dificuldades na apreensão dos conteúdos. O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte se configura hoje como um espaço de importante para o aperfeiçoamento de conteúdos nas áreas de anatomia animal comparada, anatomia humana e invertebrados. Nesse sentido, tem buscado formas alternativas de repasse de informações com o objetivo de ampliar seu público de alcance e atingir várias classes da comunidade em geral. Desta forma, esse projeto teve como objetivo divulgar temas da Ciência, por meio da pesquisa e implementação de atividades interativas a partir da utilização da linguagem teatral. A atividade foi executada a partir de um teatro mambembe, itinerante, com o objetivo de interiorizar a ciência no RN. O acervo de anatomia comparada e anatomia humana do Museu de Ciências Morfológicas (MCM) foi utilizado para a estruturação dos cenários, bem como a elaboração, por parte dos monitores do MCM, de roteiros de peças teatrais envolvendo conteúdos específicos das áreas supra citadas. Essas atividades foram desenvolvidas em escolas públicas, na região da Grande Natal, Parques de Preservação Ambiental, bem como bem como em prefeituras no interior do Estado. Após as apresentações, foram realizadas rodas de conversa, com os personagens caracterizados, sobre a importância da preservação ambiental. A atividade contribuiu com a divulgação do conhecimento científico, além de ampliar nos monitores do MCM a desenvoltura e capacidade de criação, juntamente com a habilidade de como interagir de forma lúdica com o público.
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