Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Hudson Silva de Oliveira (Autor)
Danielle Brito de Andrade (Co-Autor)
Patrícia Serpa de Souza Batista (Orientador)
Thais Dandara Azevedo da Silva (Co-Autor)
Maurício Caxias de Souza (Co-Autor)
Título
EDUCAÇÃO POPULAR NA PRÁTICA DA ENFERMAGEM: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Palavras-Chave
Educação em Saúde, Enfermagem, Educação Popular
Resumo
INTRODUÇÃO: O Projeto Educação Popular em Saúde no Cuidado em Enfermagem na Comunidade atua na Comunidade Santa Bárbara em João Pessoa – PB. Os estudantes de enfermagem atuam realizando ações de enfermagem, orientando os moradores para que eles possam contribuir para a promoção da saúde e qualidade de vida. As visitas domiciliares são a principal atividade desenvolvida pelo Projeto, que atua norteado pelos princípios da Educação Popular, tendo o diálogo como de grande importância entre os diferentes saberes científico e popular para a construção de práticas de saúde. OBJETIVO: Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência do projeto no acompanhamento a uma moradora e sua família contribuindo na percepção dos estudantes sobre o processo saúde-doença. METODOLOGIA: Trata-se do relato de uma experiência, realizado a partir da vivência de estudantes de enfermagem que participam do citado projeto de extensão, durante o ano de 2015. Utiliza como base metodológica os princípios da Educação Popular no âmbito da saúde. RESULTADO E DISCUSSÃO: Dando início a uma visita obteve-se um diálogo com uma moradora desta comunidade, que reside com o seu filho. Por sua vez, o filho que cuida é acometido por miopia, onde dificulta um pouco os seus cuidados. A mesma desencadeou um acidente vascular encefálico (AVE), que resultou em variadas complicações em seus movimentos. Verificando as necessidades bastante precárias, foram realizadas atividades educativas primordialmente com a higiene, em que sabemos que a higiene pessoal está ligada ao processo saúde-doença. CONCLUSÃO: A educação popular em saúde contribui para estabelecer um elo entre os desejos e a expectativa por uma vida melhor e a oportunidade de autoconhecimento, em busca de um equilíbrio de ordem biopsicossocioespiritual. É de suma relevante obter a confiança da população que se dá através de um diálogo. Nessa experiência percebe-se que a educação em saúde é essencial para a reflexão de mudanças na vida das pessoas.
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