Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Joseliane Fernandes Miguel dos Santos (Autor)
Carlos Eduardo Maia Silva (Co-Autor)
Maria do Socorro Lopes Cavalcanti (Orientador)
Verônica de Fátima Gomes de Moura (Co-Orientador)
Título
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA UMA CONSCIENTAZAÇÃO SUSTENTÁVEL
Palavras-Chave
Educação ambiental, Consciência sustentável, Escola.
Resumo
A educação ambiental mostrar-se como uma ação coletiva, onde envolve todos os membros da sociedade, desde crianças, adolescentes, adultos e até mesmo os idosos, para que juntos possam agir de forma positiva e com responsabilidade com os outros e com o ambiente. Numa perspectiva pedagógica, a educação ambiental deve estar presente, permeando todas as relações e atividades escolares, para pensar qual mundo queremos. Este trabalho relata a experiência da prática de Educação Ambiental, utilizando uma metodologia descontraída e uma conscientização sustentável, na escola E.M.E.F Adelaide Gracindo, no município de Solânea-PB. 1º etapa: apresentação da equipe e do projeto, dinâmica, músicas de conscientização, atividades de quebra-cabeça, joguinhos dos sete erros. 2º etapa: foi realizada aula expositiva, debate sobre os temas trabalhados e a realização de uma atividade de “O que vai para o lixo” e a construção dos coletores seletivos. 3º etapa: houve a “sessão cinema” com o filme “O lorax”. Discussão sobre o filme e a realização de uma redação ilustrativa, apresentação de um vídeo “Um plano para salvar o planeta”. 4º etapa: oficina ecológica, onde foi feito o reaproveitamento de materiais recicláveis para a produção de brinquedos. A partir das atividades e das metodologias aplicadas na turma 5º ano, foi possível observar que os resultados foram bastante satisfatórios, ao desenvolver a construção dos coletores seletivos, os alunos de forma positiva perceberam a importância de reutilizar na prática, confeccionando as lixeiras com papelão, revistas e jornais, mostrando seus conhecimentos sobre os temas trabalhados e a importância de suas atitudes para o meio ambiente. Portanto, percebe-se que a escola é um campo produtivo de se discutir os temas, principalmente nas series iniciais onde os alunos usam sua criatividade, consciência e estimulação, que venham a contribuir para que os mesmos se sintam livres para pesquisar, discutir e refletir sobre a realidade vivenciada no planeta, despertando assim uma consciência sustentável e ecológica.
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