Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Alfenas

AUTORES: Luiz Felipe de Paiva Lourenção (Autor)
Mateus Dantas Torres (Autor)
Valéria Cristina Ribeiro Vieira (Orientador)
Título
A MULTIDISCIPLINARIDADE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS): RELATO DE EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIAS NO VER-SUS IMPERATRIZ-MA
Palavras-Chave
Educação em Saúde; Sistema Único de Saúde, VER-SUS.
Resumo
O VER-SUS caracteriza-se como um espaço de intrínseca relação entre a realidade que o Sistema de Saúde fornece e a teoria que é apresentada no meio acadêmico, a inter-relação com outras áreas visando a integração da mesma e favorecendo a multidisciplinaridade e melhoria nos serviços prestados à sociedade, respeitando as diferenças.O projeto do VER-SUS/Brasil foi iniciado em 2003, levando a 1.200 estudantes a oportunidade de estabelecer contato com 60 Secretarias Municipais de Saúde ao longo do ano de 2004. As vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde atraem dois eixos relevantes ao que, aqui neste texto, foi abordado: a “vivência” das ciências, das profissões e do trabalho em saúde, não por acesso às informações, mas pela experimentação, pela implicação ética, pela exposição; e a “realidade” do SUS, não pelo treinamento de habilidades profissionais do atendimento em saúde, mas pelo dimensionamento do campo de atuação e objetivos do sistema brasileiro de saúde. A vivência ocorreu no município de Imperatriz-MA, entre os dias 6 a 11 de janeiro de 2016, centrado a debater ideias e valores dos estudantes frente ao SUS e sua visão sobre grupos minoritários da sociedade. Para enriquecer o debate foram realizadas visitas durante os dias de integração, realizadas através de uma divisão dos participantes em Grupos de Vivência (GV), para que se pudesse ter uma maior abrangência ao conhecer os serviços, sendo depois criado um espaço de discussão e partilha. Durante o tempo da vivência foram realizados diferentes espaços de saúde, culturais e religiosos. A vivência propiciou espaço para formação pessoal e profissional dos viventes, principalmente pelo fato de estarem em constate convivência e relação mútua, compartilhando as atividades diárias, demonstrando que a didática no trabalho de cada profissional não se restringe apenas ao seu espaço delimitado e vertical, mas à comunidade, na qual são bastante necessitados de informação e determinados serviços.
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