Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação |
AUTORES:
Ana Clara Pimenta Pereira (Autor) José Carlos Moraes Rufini (Orientador) Fernanda Gonçalves Santos (Co-Autor) Julia Rodrigues Macedo (Co-Autor) Adriane Duarte Coelho (Co-Autor) Igor Franco Rezende (Co-Autor) Aline Martineli Batista (Co-Autor) Flávio Araújo de Moraes (Co-Autor) Bruna Angelo de Oliveira (Co-Autor) Amanda Cristina Guimarães Sousa (Co-Autor) Tiago da Silva Almeida (Co-Autor) Camila Calsavara Rocha (Autor) |
Título |
PET AGRONOMIA COMO FACILITADOR DA INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE EXTERNA: OFICINAS EDUCATIVAS |
Palavras-Chave |
Extensão Universitária; Ação Social; Oficinas Prático-educativas |
Resumo |
O desenvolvimento de ações que resgatam a cidadania daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social pode minimizar a desigualdade e a exclusão social. Dessa forma, a Extensão Universitária pode ser utilizada como ferramenta que contribui para o acréscimo de conhecimento técnico-científico, social e cultural quando aliada às demandas da sociedade. O Programa de Educação Tutorial (PET) tem importante papel na Extensão, visto que faz parte das diretrizes do Programa a formação global do aluno e a importância deste em se tornar um profissional com responsabilidade social. Diante deste ponto de vista, o PET Agronomia promoveu oficinas prático-educativas para crianças do Projeto Local de Envolvimento Comunitário (PLEC), localizado próximo à Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), campus Sete Lagoas. O objetivo foi facilitar a interação entre comunidade e Universidade e o acesso à informação da comunidade externa. As oficinas foram realizadas em laboratórios da UFSJ e ministradas por docentes, os quais tiveram como base o nível de entendimento dos ouvintes, abordando assuntos de Química, Física, Biologia Vegetal, Morfologia Animal e Pedologia. Posteriormente, as crianças preencheram questionários para obtenção de informações sobre perfil dos participantes e assuntos inerentes ao ensino. Os resultados demonstraram que 17% das crianças já tiveram aulas em laboratório; 100% se interessaram em fazer graduação e 58% veem a possibilidade em Ciências Agrárias. 58% conheciam a Universidade e 100% tiveram interesse em retornar. Todas as crianças acreditam que é interessante a interação Universidade-comunidade. Conclui-se que a barreira social existente entre Universidade e comunidade é minimizada pelo vínculo criado em atividades que envolvem responsabilidade social, o que cria novas oportunidades à população carente. O contato com laboratórios e estruturas gerais da Universidade estimula a criança na visão de futuro e na escolha da formação profissional. |