Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Camilla Adriane de Paiva (Autor)
Letícia Guimarães Pereira (Autor)
Iany Cunha Albergaria (Autor)
Título
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA COLABORAÇÃO AO DESEMPENHO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
Palavras-Chave
ENEM, Educação, Meio Ambiente
Resumo
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) caracteriza-se pela interdisciplinaridade. Na área Ciências da Natureza e suas Tecnologias o foco é nas disciplinas de biologia, física e química. Nos últimos anos, tem sido recorrente nas provas do Enem, seja na redação ou nas questões e assuntos relacionados ao meio ambiente, principalmente na área de ciências da natureza, percebendo-se então a necessidade de dar importância a estes temas. Assim sendo, com este projeto extensionista o PET Engenharia Ambiental buscou abordar e auxiliar na fixação dos conceitos relacionados ao meio ambiente aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Dom Silvério,localizada no município de Mariana/MG, a fim de contribuir em seu desempenho no ENEM. Na edição de 2016 pretende uma parceria do PET Ambiental com demais grupos PET da Universidade Federal de Ouro Preto aumentando o leque de áreas do conhecimento oferecidas aos alunos.O projeto foi estruturado por meio de encontros com os alunos da escola parceira, distribuídos nos meses anteriores ao mês de realização do ENEM. Nestes encontros foram feitas inicialmente, exposições orais e rodas de discussões acerca dos principais temas ambientais da atualidade. Num segundo momento eram apresentadas e resolvidas questões relacionadas ao meio ambiente que vieram nas edições anteriores do exame. No fim foi ministrada uma palestra sobre a Redação, além da aplicação de um simulado aos alunos. Após o ENEM, aplicou-se um questionário aos participantes do projeto.Deste modo, com a iniciativa, buscou-se melhorar o desempenho dos alunos do 3º ano no ENEM, visando o ingresso em uma Instituição de Ensino Superior Pública. Além disso o projeto foi apresentado à Superintendência Regional de Ensino (SER) através do MAGISTRA que é a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, como intervenção pedagógica da Escola Estadual Dom Silvério em parceria com PET Engenharia Ambiental (UFOP).
Voltar Visualizar PDF

Parceiros