Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Estadual de Feira de Santana

AUTORES: José Railson da Silva Costa (Autor)
Milenna Brun (Co-Autor)
Título
A INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Palavras-Chave
Língua inglesa; formação de professores; competência comunicativa.
Resumo
A proposta deste trabalho é apresentar o Programa Portal: Ensino-aprendizagem de línguas para a cidadania, inclusão social e diálogo multi e intercultural, um projeto de extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana que oferece cursos gratuitos de língua inglesa para a comunidade. A metodologia inovadora utilizada no Programa visa desenvolver a competência comunicativa dos aprendizes através de um trabalho colaborativo que estimula a partilha de conhecimentos através da interação entre os parceiros de turma. O material didático é elaborado pelos bolsistas que são professores em formação sob orientação dos coordenadores. Metodologia: 1. Formação do bolsista do Programa Portal, a partir da leitura de referenciais teóricos propostos pela Coordenação. 2. Participação dos cursos de formação sobre os seguintes tópicos: sujeito e identidade do professor de língua estrangeira; crenças e atitudes do professor; ensino-aprendizagem por competências; elaboração de planos de aula; planejamento, organização e distribuição do material didático; ministração de aulas, entre outros. 3. Acompanhamento de aulas ministradas por outro bolsista mais experiente e sob a supervisão de um coordenador. 4. Elaboração de material didático que será utilizado em sala de aula. 5. Cursos de 45h ministrados pelo bolsista de extensão do Programa Portal. 6. Planejamento de seminários do Programa Portal para apresentar à comunidade acadêmica a análise e os resultados das atividades desenvolvidas durante o período letivo de desenvolvimento dos cursos. Como resultados obtidos até o presente, assinalamos o material didático resultante das discussões entre os bolsistas e a coordenação pedagógica, e que será utilizado nas aulas de língua inglesa, ministradas pelos bolsistas de extensão. Este trabalho busca expor de que forma o Programa Portal proporciona aos egressos da escola pública a oportunidade de aprender uma nova língua, contribuindo para a formação de professores de LE.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros