Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Felipe da Silva Ferreira (Autor)
Suzana de Sá Klôh (Co-Autor)
Celso Braga Júnior (Co-Autor)
Título
Histórias da Literatura no Cinema: formação e identidade
Palavras-Chave
Literatura; Cinema; Identidade
Resumo
O objetivo do projeto "Histórias da Literatura no cinema: formação e identidade" é possibilitar a realização de discussões aprofundadas acerca de temáticas que se fazem relevantes na atualidade, através do estudo e compreensão de obras literárias que ultrapassaram os limites das versões impressas, chegando ao público por meio de releituras em formato cinematográfico. Este projeto de extensão tem como proposta discutir a temática da identidade e da subjetividade por meio do estudo de obras da literatura universal – clássica e contemporânea. Também é privilegiado o aprofundamento de conceitos relevantes quando do estudo de literatura, cinema e identidade, tais como os seguintes: teoria da literatura, subtexto, identidade, subjetividade e representação. O projeto se justifica na medida em que são poucas as oportunidades de discussão de obras literárias e cinematográficas oferecidas ao público-alvo – estudantes universitários, de ensino médio, professores, interessados na temática. Pode-se afirmar que obras literárias, quando adaptadas para o cinema, são apresentadas pela mídia de massa de modo superficial e sem motivação crítico-analítica, deixando os leitores-espectadores submetidos a visões parciais. Faz parte dos objetivos do projeto revisitar e modificar tal circunstância. Considerando que o público-alvo é amplo, é possível entender que alguns aspectos de fundamentos das temáticas envolvidas se fazem necessários nos diversos encontros. São exemplos disso: articular os aspectos das obras estudadas com questões da contemporaneidade, buscando discuti-las e revelando o aspecto atemporal da literatura; discutir questões relacionadas à formação da identidade e da subjetividade com/a partir das obras; contribuir, de forma específica, para a formação de professores das diversas disciplinas, com o enriquecimento das possibilidades de temas amplos de discussão. Algumas referências são Candido (1995), Bloom (2001), Bauman (2005), Hall (2006) e Calvino (2007).
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