Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

AUTORES: Lorena Cristina Santos (Autor)
Thaiana Flaviana Duarte (Co-Autor)
Título
OFICINA DE LETRAMENTO
Palavras-Chave
Educação de Jovens e Adultos - Letramento - Educação não formal
Resumo
O Projeto visa proporcionar atividades de leitura e escrita a um grupo de moradores em condição de rua atendidos pelo CREAS/Mariana (MG). Ele responde a uma demanda social, pois, os sujeitos expressaram o desejo por atividades do tipo escolares. Desse interesse dos sujeitos surge a iniciativa junto ao CREAS. Voltar às atividades escolares pode significar a possibilidade de que o grupo atendido deseje se fixar em Mariana durante as oficinas, afinal, trata-se de uma população com alta mobilidade espacial. O grupo é composto por dez sujeitos, em sua maioria homens com idades que variam de 25 a 60 anos. A primeira etapa foi enviar uma ficha de cadastro aos interessados com intuito de verificar o nível de leitura e escrita que eles apresentavam. Verificou-se que estão alfabetizados e que no grupo há níveis de alfabetização variados. Daí a perspectiva do Projeto em oficinas de letramento. A segunda etapa é a elaboração dos encontros com temas variados. Os temas estão sendo levantados no grupo. O trabalho envolve o desenvolvimento da oralidade, da leitura, da escrita em diálogo com a arte. As atividades são mediadas por jogos construídos com embalagens. Os resultados são parciais, mas pode-se apontar que, se de um lado a escolha das oficinas permite às bolsistas consolidar saberes relacionados ao ensino e a aprendizagem da língua materna, pesquisar metodologias e recursos apropriados a esse público e avaliar a apropriação do letramento, de outro começa a se esboçar um direito à população em condição de rua de vivenciar atividades escolares em um ambiente não escolar. Com isso, somos levadas a crer que o trabalho interfere na construção da auto-estima desses sujeitos na medida em que começam a falar, escrever e ler. Nossa experiência com a Educação de Jovens e Adultos tem mostrado que o escolar opera favoravelmente na esfera da auto-imagem, no entretenimento e na construção de si.
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