Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Goiás

AUTORES: José Guilherme Martins Siqueira (Autor)
Romário Pereira da Costa (Co-Autor)
Priscila Afonso Rodrigues de Sousa (Co-Orientador)
Liliam Quelem Tavares (Co-Autor)
Nathália Sayuri Tateno (Co-Autor)
Título
MINERAÇÃO: UMA TEMÁTICA PARA DISCUTIR TABELA PERIÓDICA
Palavras-Chave
Ensino de química, CTS, contextualização.
Resumo
O ensino de Química na Educação Básica tem sido abordado de maneira tradicional, desvinculado do cotidiano do aluno, ocasionando uma compreensão distorcida em relação aos fenômenos que os alunos vivenciam. Diante de tal situação é preciso trabalhar temas que valorizem a contextualização na tentativa de aproximar os conhecimentos estudados em sala de aula aos acontecimentos do dia a dia na tentativa de facilitar a construção do conhecimento. Uma maneira adequada é a utilização das inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), abordando conteúdos científicos vinculados ao contexto social dos alunos. Sendo assim, trabalhou-se com uma turma da 1º série do Ensino Médio de um Colégio público da cidade de Catalão-GO a temática “Mineração” em conjunto com o conteúdo químico Tabela Periódica, possibilitando aos alunos compreenderem que a maioria dos elementos químicos estão no ambiente em que vivem podendo ser explorados na forma de minérios para utilização na fabricação de ligas metálicas e produtos que visam o desenvolvimento tecnológico. A escolha do tema deu-se pelo fato de haver empresas mineradoras presentes na cidade. Foram aplicadas 12 aulas, sendo discutido o conteúdo químico em si (conceitos que envolviam o conhecer da Tabela Periódica), além da abordagem social demonstrando aos alunos as características dos principais elementos presentes na mineração e quais os malefícios e benefícios da exploração deles. Devido ao fato da maioria dos alunos terem familiares trabalhando nas mineradoras, os mesmos demonstraram interesse durante todas as aulas, dialogando constantemente com o professor e demonstrando a opinião sobre o tema em estudo. Ao final concluiu-se que esse tipo de abordagem é significativa, pois além de possibilitar a construção do conhecimento, favoreceu o desenvolvimento do senso crítico, situação fundamental para que os mesmos se posicionem como cidadãos perante a sociedade em que vivem.
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