Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Maria Aparecida de Faria Gomes (Autor)
Título
PROJETO DE EXTENSÃO INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ESCOLA REGULAR
Palavras-Chave
Educação inclusiva e tecnologias. Letramento digital. Formação docente.
Resumo
As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) são ferramentas importantes para vencer obstáculos que a deficiência impõe. Por essa razão, o projeto de extensão Informática na Educação Especial apresenta-se como proposta para ampliar discussões sobre o uso pedagógico das TDIC na educação especial. E, assim, vislumbrar seu uso efetivo, também, nessa modalidade de educação e na educação regular inclusiva. Objetiva-se, assim, apresentar as atividades de formação docente realizadas, durante o ano de 2015, bem como os seus resultados alcançados, por meio do Projeto de Extensão Informática na Educação Especial, vinculado ao Sistema de Extensão do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE. Estiveram envolvidos trinta e três (33) professoras da Rede Pública Municipal de Coronel Fabriciano que trabalham com alunos com necessidades educativas especiais. Foram utilizados como instrumentos, questionários aplicados por meio do Google Drive, registros no fórum da plataforma Moodle - utilizada como sala de aula virtual, para estudar, discutir e socializar experiências. Deve-se destacar que os quinze alunos extensionistas, graduandos do curso de Pedagogia do Unileste e participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) fomentado pela CAPES, ministraram as atividades planejadas e coordenadas pela professora orientadora do projeto. Os resultados obtidos em 2015 revelaram que o referido projeto tem relevância social, educacional e profissional, uma vez que constitui, como uma das possibilidades de formação continuada para TODOS os envolvidos nas ações extensionistas da IES, e da educação inclusiva. Concluiu-se que o projeto de extensão contribuiu, de maneira significativa, no processo de formação continuada das professoras que atuam na educação inclusiva, promovendo novos olhares para uso pedagógico das Tecnologias Digitais e Informação e Comunicação.
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