Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Francisca Pedro dos Santos (Autor)
Joice Fagundes de Faria (Autor)
Thais Soares da Silva (Autor)
FERNANDA AIRES GUEDES FERREIRA (Orientador)
Natália Murta de Lima Dornelas (Orientador)
Gláucia Soares Barbosa (Colaborador)
Eliane Aparecida de Souza Oliveira (Colaborador)
Fernanda Nobre Amaral Villani (Colaborador)
Aline Yasko Marinho Suzuki (Colaborador)
Título
PROMOÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DE PRÁTICAS LABORATORIAIS ALTERNATIVAS DE BAIXO-CUSTO
Palavras-Chave
Ciência, Investigação, Materiais alternativos.
Resumo
O crescente desinteresse por parte dos jovens da educação básica pelo estudo das disciplinas científicas tem sido motivo de muitas preocupações, uma vez que este desinteresse compromete o desenvolvimento científico, econômico e tecnológico do país. Muitos estudos mostram que o desinteresse dos estudantes pela Ciência é consequência de um processo de ensino de Ciências baseado em aulas puramente teóricas. A utilização de atividades práticas e experimentais, principalmente de cunho investigativo, na sala de aula ou no laboratório, é essencial para a aprendizagem científica e promove a formação de cidadãos mais preparados para lidar com as diferentes tecnologias e para observação sistemática do mundo ao seu redor. Diante disso este projeto teve por objetivo propor e incentivar metodologias pedagógicas prático-experimentais de Ciências por investigação em escolas de Educação Básica através da construção de laboratórios de Ciências de baixo-custo com materiais e equipamentos construídos com materiais alternativos. As metodologias concernentes neste projeto envolveram as concepções das Ciências Biológicas e da Pedagogia. Como etapa norteadora, foi feito um levantamento das escolas da região metropolitana de Belo-Horizonte que mais carecem de um processo de alfabetização científica. Então nestes espaços escolares (n=3) foi conduzida uma extensão escola-universidade, onde foram mediadas ações para viabilizar a pesquisa experimental. Foi proposto encontros de socialização, oficinas temáticas para construção de materiais laboratoriais alternativos e capacitação para os docentes. Os resultados mostraram que estas ações incitaram o desenvolvimento e participação dos estudantes, de forma a promover o interesse deles para a pesquisa científica e tecnológica. A pesquisa com os professores mostraram que estes após formação e acompanhamento das atividades desenvolvidas neste projeto acabam por se sentirem mais motivados a conduzir atividades práticas.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros